16.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoMonção tem a taxa de desemprego mais baixa do distrito

Monção tem a taxa de desemprego mais baixa do distrito

Dados referentes ao mês de junho assinalam uma diminuição de 101 inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho e colocam Monção com uma taxa de 6,4%, quase metade da média nacional que, de acordo com o INE, deverá situar-se em 11,2% no final do segundo trimestre.

Em apenas um mês, o número de desempregados inscritos no Centro de Emprego do Alto Minho diminuiu 101 pessoas, situando-se atualmente em 467 pessoas

Em termos percentuais, contabilizando a população ativa (Censos 2011) pelo número de inscritos, chega-se à taxa de 6,4 %, a mais baixa do distrito de Viana do Castelo e quase metade da média nacional: 12,4 % no primeiro trimestre, estimando-se que, segundo o INE, baixe para 11,2 % nas contas do segundo trimestre.

Estes dados, recebidos pela autarquia com grande satisfação, revelam que a estratégia municipal de captação de novos investimentos através de uma política fiscal atrativa e apoio aos empresários que pretendem investir no nosso território está a resultar em pleno e a contribuir para a criação de postos de trabalho.

“Tem sido um esforço grande mas os resultados estão a aparecer” referiu Augusto de Oliveira Domingues, reafirmando que “o município vai continuar a apostar nesta vertente porque o emprego é fundamental para as famílias terem mais qualidade de vida e conforto. Sabemos que é difícil acabar com o desemprego mas tudo faremos para chegarmos a uma taxa residual”.

No conjunto dos dez concelhos, metade diminuiu o número de inscritos nos dois centros de empregos distritais, sendo Monção o município com a diminuição mais acentuada. Quatro viram aumentar o número de desempregados e um, Paredes de Coura, tem exatamente as mesmas pessoas na variação de maio para junho.

Monção possui a taxa mais baixa (6,4%) sendo acompanhado no pódio por Vila Nova de Cerveira (7,4%) e Melgaço (7,5%). Do total de 467 pessoas inscritas, 228 são homens e 239 são mulheres. 267 estão inscritos há menos de um ano e 200 há um ano ou mais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares