12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMiguel Alves eleito Presidente do Conselho Regional do Norte

Miguel Alves eleito Presidente do Conselho Regional do Norte

O Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da CCDR Norte que reúne todos os Presidentes das Câmaras do norte de Portugal, bem como diversos representantes da sociedade civil – Universidades, Institutos Politécnicos, Freguesias, organizações não-governamentais, associações de desenvolvimento local e outras –  elegeu hoje em Felgueiras, por larga maioria, a sua Comissão Permanente presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves. Com o autarca socialista, foi eleito Vice-Presidente Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e doze outros autarcas dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Miguel Alves tem 42 anos e cumpre o seu segundo mandato na Câmara Municipal de Caminha onde reforçou a maioria nas últimas eleições. Membro do Comité das Regiões em Bruxelas, Miguel Alves é membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Município exercendo também funções partidárias de relevo, sendo Presidente da Federação do PS de Viana do Castelo e membro da Comissão Política Nacional dos socialistas. Próximo de António Costa, o autarca de Caminha chega agora à Presidência do Conselho Regional do Norte com o apoio da larga maioria dos seus colegas de todos os distritos e de diferentes partidos. Para Miguel Alves, “esta eleição atribui a imensa responsabilidade de representar o Norte junto do país e da Europa. A nossa região é marcada por uma identidade forte, por um lado, mas também por uma diversidade que, enriquecendo-nos, coloca-nos distintos desafios. O Conselho Regional não deve ser o sindicato do Norte, deve ser a bússola da região e o fórum privilegiado para o diálogo entre as forças vivas do território, a Administração Central e as instituições europeias. É isso que faremos nos próximos anos”.

O Conselho Regional do Norte tem entre as suas competências, o acompanhamento das atividades da CCDR e da execução dos fundos comunitários, a pronúncia sobre projetos de relevância nacional a instalar na região, a elaboração de propostas de investimento ou dar parecer sobre as medidas de descentralização ou desconcentração administrativa.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares