Em 18 Abril, 2017 Por Em Distrito, Melgaço, Notícias

Melgaço: Secretário de Estado da Agricultura na Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Está a chegar mais uma edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço. De 28 a 30 de abril, o alvarinho e o fumeiro serão o centro das atenções. Durante três dias, o certame contará com a presença de 32 produtores de alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro contará ainda com a presença de 15 associações e instituições que mostrarão o que de melhor de faz no artesanato. A abertura, pelas 11h00, fica a cargo do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

A Festa promove o artesanato, o turismo, a gastronomia e constitui uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.

O recinto da Festa conta com um total de 69 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome; e provas comentadas de vinhos, onde críticos e sommeliers conduzem a assistência por diferentes tipologias de Alvarinho. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Acerca de