Em 23 Outubro, 2017 Por Em Distrito, Melgaço

Melgaço: Apresentação do Livro “Alto Minho e Galiza – Estudos Históricos”

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço recebe, no dia 28 de outubro, pelas 15h00, a apresentação do livro ‘Alto-Minho e Galiza – Estudos Históricos’, da autoria do Professor José Marques. A iniciativa é aberta ao público em geral, e acontece no âmbito da realização do 2º Conversas na Raia, numa organização da Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho, e do Município de Melgaço, em conjunto com o Consello da Cultura Galega.

A obra é uma edição do Município de Melgaço e da Casa-Museu de Monção, com textos que, ao longo do tempo, o professor José Marques escreveu, numa coordenação de Viriato Capela, presidente da Casa-Museu de Monção.

O Prof. José Marques é um dos mais ilustres investigadores da História e Cultura do Alto Minho. Ao longo da sua vida foi colaborando com iniciativas dos diversos municípios alto minhotos, quer através das bibliotecas, quer dos arquivos municipais. A mais recente homenagem ao professor jubilado da Universidade do Porto, também eclesiástico e membro do corpo capitular – ocorreu, em finais de abril, na Universidade do Minho, altura em que recebeu das mãos do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a medalha de mérito cultural. Em agosto, o município de Melgaço honrou-o com o título de Cidadão de Honra.

 

PROGRAMA

15h00 – Sessão de abertura:

Manoel Batista Calçada Pombal – Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

José Viriato Capela – Presidente da Casa Museu de Monção

Ramon Villares – Presidente do Consello da Cultura Galega

16h00 – Padre Carlos Vaz – Apresentação do Prof. Doutor José Marques

16h30 – Apresentação do Livro ‘Alto-Minho e Galiza. Estudos Históricos’ pelo Prof. Fernando López Alsina – Universidade de Santiago de Compostela

17h00 – Apresentação do Projeto Gallaecia Monumenta Historica pela Profª Rosario Alvarez – Vice Presidente do Consello da Cultura Galega.

17h30 – Momento musical por Rodrigo Romaní (harpista)

18h00 – Encerramento com Alvarinho de Honra

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação