24.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMaestro natural de Lanhelas vence Concurso Internacional de Direção de Orquestra em...

Maestro natural de Lanhelas vence Concurso Internacional de Direção de Orquestra em Villena

O Maestro Lourenço Cruz, natural da freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, ganhou recentemente o 1º Prémio e Medalha de Ouro em Direcção de Orquestra, no Concurso Internacional de Direção de Orquestra em Villena.

Na entrevista que se segue, o Maestro fala da sua paixão pela música e do concurso que acaba de vencer.

 

Fale-nos um pouco de si.

Chamo-me Lourenço Cruz e desde muito jovem tenho uma paixão pela música. Adoro o meu trabalho e tenho muito orgulho em transmitir aos outros esta paixão.

.

Porque decidiu participar no Concurso?

O meu maior interesse era trabalhar com dois grandes maestros Yury Galyas e Gerardo Estrada, porque com a experiência que ambos têm, o conhecimento deles que me foi transmitido revelou-se também muito importante para mim. O facto de poder trabalhar com a Orquestra Sinfónica de Villena e com excelentes solistas permitiu me colaborar neste grande projeto, mas também pôr a prova o meu trabalho e as minhas aptidões.

Em que consiste o Concurso?

O Concurso é uma avaliação contínua do papel de Maestro: a análise da sua postura perante uma orquestra; a sua interação com os músicos; a sua capacidade em analisar partituras e detetar possíveis erros musicais; a sua aptidão em organizar ensaios e concertos, entre outros parâmetros.

 

Quantos participantes eram e a sua origem.

Éramos 9 Maestros oriundos de várias partes do Mundo: Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Itália, Equador, Espanha e Portugal.

 

Sabendo do que se tratava e depois de conhecer os seus adversários, em algum momento duvidou das suas capacidades?

Ao princípio, claro que somos “adversários”, porque todos querem fazer o seu melhor, mas acabou por se criar uma boa união de amizade. Na música, não ajuda só o aspeto da competição, mas sim a partilha de conhecimentos, amizade e sobretudo desfrutar desta arte. Claro, que duvidei, todos os participantes tinham um nível muito elevado, mas estudei, preparei-me e desfrutei do que fazia.

 

Como se prepara um Maestro para um Concurso?

Muito estudo diário em casa, analisar bem as partituras, exercícios de direção e preparar muito bem o que devemos transmitir aos músicos, sabendo que eles são a ponte de ligação entre Maestro e público. Se eles entenderem bem e desfrutarem, todo esse entusiasmo será transportado para o público.

 

Em que consiste o Prémio?

Satisfação! De saber que algo de bom estou a fazer no meu trabalho, como profissional, esta avaliação é muito importante. O Prémio é um diploma de reconhecimento a medalha de ouro e a possibilidade de dirigir grandes orquestras em Biélorussia.

 

Sabemos que não é a primeira vez que resulta vencedor em concursos.

Sim é verdade (risos), já tive a felicidade de ganhar em 2012 com o Maestro Ferrer Ferrán o Prémio de melhor Maestro em Argamasilla de Alba, também dois 2º e um 3º em outras ocasiões e agora este em Villena.

 

Que mudou na sua vida com estes prémios?

Penso que nada de especial, fiquei a saber que devo continuar a estudar e trabalhar (risos).

 

Próximos projetos.

Continuar o meu trabalho o melhor que souber nos sítios onde trabalho.

 

Onde?

Coro da Cruz Vermelha Portuguesa de Mirandela; Universidade de Murça; Orquestra Energia de Murça; Banda Marcial de Murça; Orquestra Clássica de Trás-os-montes e Alto Douro (com novidades).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares