19.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoLítio: Cerveira e Paredes de Coura contra a mineração

Lítio: Cerveira e Paredes de Coura contra a mineração

O Movimento SOS Serra d’Arga reuniu-se esta quinta-feira, dia 6 de Fevereiro, com os presidentes de câmara de Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, que reafirmaram a sua oposição à prospecção e exploração de lítio e outros minerais naqueles concelhos.
A colaboração entre autarquias, movimentos cívicos e a população na luta contra a mineração na zona de Arga foi, assim, fortemente reforçada.
Da reunião com o presidente da câmara de Vila Nova de Cerveira saiu um comunicado conjunto (enviado em anexo).
O presidente da câmara de Paredes de Coura foi categórico em defender que a mineração não é o caminho para o desenvolvimento sustentável do território, e que este processo veio de cima para baixo e não contou com a participação da população. O autarca garantiu ainda que, na reunião que terá em breve com o secretário de Estado João Galamba (no âmbito da apresentação da nova lei das minas), a autarquia será clara na sua posição: o caminho será sempre o da conservação e requalificação do território e nunca o da exploração mineira.
Depois das reuniões com 4 autarquias onde se insere a Serra d’Arga, o Movimento SOS Serra d’Arga considera que não faz sentido o Ministério do Ambiente insistir num programa de mineração nesta região, e lamenta o facto de o mesmo ministério manter todo o processo à margem da população afectada.
O Movimento SOS Serra d’Arga entende que a qualidade de vida das populações não é negociável e que este programa de extracção mineira está em contra-mão com o modelo de desenvolvimento que tem sido adoptado pelas regiões e pelas próprias autarquias, assente na salvaguarda dos valores ambientais e patrimoniais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares