Em 7 Outubro, 2019 Por Em Política

Legislativas 2019: PS vence no país e também no Alto Minho

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas deste domingo com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos. O PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,90% dos votos e 77 deputados.

Elegeram ainda deputados para a Assembleia da República o BE (9,67% dos votos e 19 deputados); CDU (6,46% e 12 deputados); CDS-PP (4,25% e 5 deputados); PAN (3,28% e 4 deputados); Chega (1,30% e 1 deputado); Iniciativa Liberal (1,29% e 1 deputado) e Livre (1,09% e 1 deputado). A taxa de abstenção situou-se nos 45%.

O PS levou também a melhor no Alto Minho ao obter 34,77% dos votos. O PSD alcançou 33,80%.

Tanto socialistas como sociais-democratas elegem três deputados para a assembleia da república:

O PS elege Tiago Brandão Rodrigues; Marina Sola Gonçalves e Anabela de Jesus Rodrigues.

Do PSD: Jorge Salgueiro Mendes; Maria Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira.

O PS recupera assim o deputado perdido em 2015 para o CDS/PP.

As vitórias mais expressivas dos socialistas aconteceram em Paredes de Coura, com 49,18% dos votos e em Melgaço, com 46,57%. 

Em Caminha o PS vendeu com 38,7%, seguido do PSD com 31,8% dos votos. O BE ficou-se pelos 9, 5%, a CDU com 3,8% e o CDS/PP não foi alem dos 2,8% dos votos.

Apesar da derrota no distrito de Viana do Castelo, o PSD obteve no Vale do Minho vitórias esperadas em Valença e em Monção.

Miguel Alves, presidente da distrital socialista congratulou-se com a vitória socialista tanto a nível nacional como no Alto Minho.

Para o presidente da Distrital o objetivo do PS foi alcançado. Miguel Alves destaca ainda a eleição de uma deputada do concelho de Caminha e considera os resultados da direita uma hecatombe eleitoral.

O PSD alcançou no Alto Minho 33,8% dos votos, um resultado que a candidata a deputada Liliana Silva diz serem fruto de muito trabalho.

Liliana Silva fez questão de saudar os vencedores.

Apesar de não ter sido eleita, Liliana Silva espera que os deputados eleitos honrem os objetivos do PSD

A Rádio Caminha tentou obter uma reação aos resultados eleitorais por parte do presidente da distrital do PSD, Carlos Morais, mas tal não foi possível, o mesmo acontecendo com o presidente da Concelhia do PSD de Caminha, José Luís Lima, que se encontra ausente do país.

 

 

 

 

 

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação