O agrupamento de escolas Arga e Lima , em Lanheses, Viana do Castelo, promove hoje e amanhã um “Evento Renascentista”, recriando um período que “ilustra de forma inequívoca o contributo dado pelos portugueses ao mundo da época, quer a nível científico quer a nível cultural”.
O programa integra uma feira Quinhentista, a recriação da chegada de El-Rei D.Manuel I e sua comitiva, bem como o Auto de Fé e ceia, com quadros como o Auto da Barca do Inferno, cenas da obra de Shakespeare, recriação da assinatura do Tratado de Tordesilhas ou até quadros de Saúde / Medicina.
Haverá também jogos matemáticos renascentistas e jogos tradicionais renascentistas que pretendem transportar os participantes a um dos períodos mais criativos da história da Humanidade.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas Arga e Lima, Manuel Gomes, “à escola compete trabalhar para o reforço da consciência coletiva do povo português”, pelo que o evento Renascentista terá esse objetivo “Viver a nossa história tornar-nos-á certamente mais cidadãos”, sublinhou.
De acordo com o último ‘ranking’ nacional, a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, integrada naquele agrupamento, é a escola pública secundária que mais contribuiu para o sucesso dos alunos com base no novo parâmetro de aferição introduzido pelo Ministério da Educação referente aos ‘percursos diretos de sucesso’.