Em 9 Fevereiro, 2018 Por Em Distrito, Vila Nova de Cerveira

“Lampreia do Rio Minho um prato de excelência” apresentada em conferência de imprensa

Promovida pela ADRIMINHO e pelos seis municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha), está a decorrer até 15 de abril, a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”.
Participam nesta iniciativa, cerca de 100 restaurantes da região que, até meados de abril, prometem apresentar, com tradição, requinte e inovação, a afamada e saborosa Lampreia do Rio Minho aos visitantes e apaixonados pela boa gastronomia.

A iniciativa, que já vai na 9ª edição, foi apresentada ontem em conferência de imprensa que teve lugar em Vila Nova de Cerveira.

Para além dos jornalistas, marcaram presença nesta conferência de imprensa, representantes da Adriminho, da Confraria da Lampreia, presidentes de câmara, empresários, e associações de pescadores.

Coube a Fernando Nogueira, presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira abrir a cessão, para sublinhar a importância de se promover um produto e um território em conjunto.

Manoel Batista, presidente da ADRIMINHO e da Câmara de Melgaço, considerou que 2018 vai ser um ano de excelência para a lampreia, e apontou algumas razões.

João Guterres, vice-presidente da Confraria da Lampreia, salientou a importância de por as gerações mais novas a gostarem de lampreia, e desafiou os restaurantes a inovarem por forma a tornarem o produto mais atraente para os novos consumidores.

O Vice presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Jorge Magalhães, considerou que a Lampreia é um produto capaz de afirmar o território e salientou o crescimento turístico do Alto Minho.

Na conferencia de imprensa foi também apresentada a candidatura preparada pela ADRIMINHO ao programa Valorizar denominada “Lampreia do Rio Minho um produto de Excelência”.

O evento terminou com uma prova gastronómica de lampreia e produtos locais.

 

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação