Em 25 Junho, 2018 Por Em Caminha, Desporto

Julho é um mês cheio de propostas para ver e praticar desporto em Caminha

O mês de julho bem poderia ser designado como mês do desporto em Caminha, porque vai ser um mês cheio de propostas para ver e praticar desporto no concelho e logo desde o primeiro dia, com a realização do VI Triatlo Longo de Caminha. A partir daí, os eventos desportivos não param e o último de maior envergadura acontece sábado, dia 28. É o II Trail Noturno Monte de Santo Antão.

Não há desculpas, neste mês de verão, para não sair de casa e desfrutar de uma vida saudável, com o desporto como mote. Como referimos, domingo 1 julho, entre as 07H00 e as 15H00 vai ter lugar o VI Triatlo Longo de Caminha do Campeonato Nacional de Clubes. A organização é da Associação de Triatlo de Caminha e Federação de Triatlo de Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal.

No domingo seguinte, 08 julho, a partir das |08H00, acontece o II Trail Vale do Âncora, em Vile, numa organização da responsabilidade da Associação Social Cultural e desportiva de Vile, que terá os apoios da Junta de Freguesia de Vile e Câmara de Caminha. Os percursos incluem o Trail Longo de 30km, Trail Curto de 18km e Mini-Trail e Caminhada aproximadamente com 12km.

Sábado 14 julho, pelas 18H30, realiza-se o 3ª Mikkeler World Beer Run, com corrida: 10 km e Caminhada: 5 km. O local é o Centro Histórico Caminha. A organização é da OG&associados e tem o apoio da Câmara Municipal. Trata-se de um evento inserido no Artbeerfest.

Domingo 15 de julho, a partir das 14H00, o palco desportivo principal é o Rio Coura. Realiza-se a DIRCK – Descida Internacional do Rio Coura em Kayak, a concentração está marcada para o Parque 25 de Abril. A organização é da empresa Minhaventura e o promotor do evento é a Câmara Municipal de Caminha. Os participantes serão transportados daí para Vilar de Mouros (local de partida) já de tarde e só pelas 16H00 tem início a Descida Internacional do Rio Coura em Kayak propriamente dita.

Nas atividades complementares, a partir das 09H00, está previsto o batismo náutico para crianças e animação para os mais pequenos – a inscrição deverá ser feita no local, pelos encarregados de educação das crianças.

Dias 21 e 22 julho acontece o Minho Sup Race, prova pontuável para o Campeonato Nacional de SUP. Terá lugar nos rios Minho, Coura e Praia de Moledo. Neste caso a organização cabe à Lalo&Wind, que tem igualmente o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

A VI Edição da Minho Sup Race decorrerá, como dissemos, no rio Minho, rio Coura e na Praia de Moledo e no mesmo alinhamento dos anos anteriores, o evento apresenta duas vertentes: uma vertente competitiva e uma vertente lúdica.

A vertente lúdica, com um percurso acessível e sempre a favor da corrente do Rio, destina-se a iniciantes do Stand Up Paddle e simpatizantes do All Around.

Relativamente à vertente competitiva, no sábado, realizar-se-á a prova de Race Maratona – um percurso de 13 km distribuído pelo rio Minho, rio Coura e Praia de Moledo. No domingo, ocorrerá a prova de Race Técnico, com um percurso de 4km, em zona de ondulação, que terá lugar na Praia de Moledo. Ambas as provas fazem parte do Circuito Nacional de Stand Up Paddle. Haverá exposições, teste de material, batismos, passeios, festa e dj´s convidados. Todas estas atividades serão gratuitas.

Domingo, 22 de julho realiza-se também a Rowers Fest, com regatas de remo entre pontes. O local é entre pontes do Rio Coura, Caminha. Trata-se de uma organização do Sporting Club Caminhense, apoiada pela Câmara Municipal de Caminha.

Finalmente, no sábado 28 julho, pelas19H00, tem lugar o II Trail Noturno Monte de Santo Antão, com partida do Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora. É uma organização da Desnível Positivo, Associação Desportiva e Recreativa Luso-Galaica, com apoios da Câmara Municipal de Caminha, Liberty Seguros, Intermarché, Casa Peixoto, Transportes Glaciar, Transportes Franco & Ruben, VianaCycles e Webincode.

O percurso desenvolve-se entre Vila Praia de Âncora – Caminha – Vila Praia de Âncora.