8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Jovens empresários de Ponte de Lima lançam Aplicação Móvel para as Feiras...

Jovens empresários de Ponte de Lima lançam Aplicação Móvel para as Feiras Novas

São 4, são jovens, e são naturais de Ponte de Lima. Amigos de longa data, o Gaspar Martins, o Miguel Guerra, o Pedro Gomes e o João Mimoso decidiram, depois de terminados os respetivos cursos, criar a sua própria empresa.

Licenciados em engenharia informática, engenharia civil e design de produto, em finais de 2013 formaram a FTKODE, uma empresa ligada à área da programação informática.
Formados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e na Fernando Pessoa, estes 4 amigos que se conhecem desde o secundário, estão a dar que falar nos últimos tempos.

ftkode3

Para além dos diversos produtos que têm criado para empresas e autarquias, a FTKODE apresentou no passado mês de Junho, uma aplicação tecnológica para as Feiras Novas de Ponte de Lima, uma das romarias mais mediáticas do país.
Trata-se de uma aplicação para smartphones que dá a conhecer não só o programa das festas, mas também outras informações úteis para quem visita a romaria.

Em entrevista ao Jornal C estes 4 jovens empreendedores, que se conhecem desde o secundário e que agora trabalham juntos, explicaram como surgiu a ideia de conceber esta aplicação de acesso gratuito, útil e muito fácil de consultar.
“A aplicação das feiras Novas surgiu, em primeiro lugar, porque não existia nenhum sistema on line, nem nenhum site que desse a conhecer a festa. Só existe agora o faceboock. A ideia era criar ou um site, ou uma aplicação novel. Optámos pela aplicação móvel porque é algo que está em crescendo. A associação concelhia das Feiras Novas gostou da ideia e avançamos”, conta
A aplicação, lançada ao mesmo tempo de que o programa das festas, foi desenvolvida a pensar nos androides e nos iphones, é gratuita e conta a história da romaria.

app1

“A aplicação tem várias fotografias sobre as Feiras Novas, um breve historial da festa, o programa deste ano, contatos úteis como por exemplo bombeiros, polícia, etc. e os nomes, endereços e ementas de alguns restaurantes. Permite saber onde estão localizados e como chegar lá”.

Apresentada a 6 de Junho, a aplicação já teve mais de 1500 downloads, um número bastante bom tendo em conta que as Feiras Novas ainda não aconteceram. “Com o aproximar da festa esperamos que esse número aumente. Vamos informar e publicitar porque neste momento ainda há muita gente que desconhece a existência desta aplicação”.
O design da aplicação é da responsabilidade do João Mimoso mas o jovem explica que todos deram o seu contributo.

“Basicamente pegámos nos elementos das Feiras Novas e desmontamo-los de forma a que pudessem ser montados na aplicação de uma forma gráfica. Acho que funcionou bastante bem porque o feedback que temos tido nesse sentido tem sido muito positivo”.
A aplicação, que demorou 3 meses a ser concebida, foi comprada pela Associação Concelhia das Feiras Novas por um preço “bastante baixo” porque, como explicam, “o objetivo era entrar no mercado, dar a conhecer o nosso trabalho, e vimos aqui uma boa oportunidade”.

Mas o trabalho da FTKODE não se resume a esta aplicação. Em menos de um ano a empresa está a trabalhar em força com as juntas de freguesia para quem criou diversos softwares de gestão autárquica, nomeadamente gestão de toponímia, de canídeos, cemitério e inventários de património.

app2Miguel Guerra, um dos engenheiros informáticos, explica que um software deste género pode levar até 3 meses ou mais a ser concebido.
“Varia de software para software mas posso-lhe dizer que o da toponímia, por exemplo, demorou mais de 3 meses a ser feito. Estamos a falar em oito horas por dia e às vezes até mais, fins-de-semana incluídos”.
A ideia de criar um software para as autarquias foi do Pedro Gomes que viu na agregação das freguesias e na obrigatoriedade das mesmas realizarem o respetivo inventário, uma grande oportunidade.“O Pedro pensou que era possível criar uma plataforma que facilitasse as juntas a desenvolver esse trabalho e avançamos. Depois foi tipo bola de neve, as coisas começaram a crescer, começamos com uma junta, depois com 3 e neste momento já estamos a trabalhar com perto de 30”.

Expandir o trabalho para fora da área do concelho é agora o grande objetivo destes jovens que, em Ponte de Lima, já estão bem implementados.
“Já estamos a trabalhar com algumas juntas de freguesias de outros concelhos mas queremos chegar mais longe”.
O feedback das juntas de freguesia que neste momento já utilizam a plataforma criada pela FTKODE “está a ser muito bom”, garante Pedro Gomes que no entanto admite ainda alguma desconfiança por parte dos autarcas.
“O feedback tem sido muito positivo. O nosso software é diferente dos que existem no mercado porque funciona on line. Isto quer dizer que o presidente da junta ou qualquer outra pessoa pode aceder ao programa em qualquer lugar, tanto pode ser da sede como em casa. Isso é uma mais valia porque com a agregação, muitas juntas ficaram com mais do que uma sede e assim não precisam de ter várias licenças. É verdade que ainda existe alguma desconfiança pelo facto de ser uma aplicação on line, mas julgo que com o tempo isso se vai resolver e as pessoas vão acabar por se habituar”.

Com pouco mais de nove meses a FTKODE, atendendo à conjuntura, até está a trabalhar bem, garantem os jovens empresários.
“Não somos diferentes das outras empresas e a verdade é que a crise também nos tem afetado. Não quero dizer com isto que não haja trabalho, ele existe, simplesmente as empresas têm alguma dificuldade em investir na melhoria da sua imagem e nas novas tecnologias. Digamos que vão adiando essa parte. Ainda assim para nós está a correr muito bem, digamos que tem sido bastante positivo. Continuamos a aumentar a carteira de clientes e isso no fundo é o reconhecimento do nosso trabalho. É bom para quem sai da faculdade e arrisca como nós arriscamos”.

ftkode4

Neste momento a FTKODE está a desenvolver uma plataforma de turismo direcionada para o Alto Minho que deve estar concluída dentro de dois meses. “Trata-se de uma plataforma com várias ofertas. Também queremos lançar outras aplicações móveis e esperamos brevemente poder começar a trabalhar aqui em Caminha.

Não queremos pensar em muitos projetos ao mesmo tempo para não corrermos o risco de ficarem pelo caminho, queremos ir devagar”.

Os 4 amigos de Ponte de Lima, que não viram na emigração uma saída para o seu futuro profissional, garantem que não estão arrependidos de ter ficado e ter investido na criação da sua própria empresa cujo lema é: “You Dream, We Create”.

http://www.ftkode.com

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares