9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoJosé Manuel Carpinteira leva ao Parlamento preocupação da população com exploração de...

José Manuel Carpinteira leva ao Parlamento preocupação da população com exploração de lítio na Serra d’Arga

O deputado do PS eleito pelo distrito de Viana do Castelo José Manuel Carpinteira voltou a manifestar a preocupação das populações na eventual exploração de lítio na Serra d’Arga, no Alto Minho, durante a audição ao ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes, na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. “Existe um défice de informação e, também por isso, a inquietação das pessoas é maior”, frisou.

O socialista sublinhou que Portugal, para cumprir a tempo a transição energética, não pode deixar de lado o lítio. “E, de acordo com o que tem sido referido, Portugal tem recursos abundantes deste precioso mineral que é fundamental para as tecnologias mais limpas”, apontou.

No entanto, “o lítio tem um grande custo ambiental” e a “sua exploração abarca riscos e temos de equilibrar a sua exploração com o respeito pelo meio ambiente”, defendeu. Para José Manuel Carpinteira, “a importância do lítio é óbvia, mas não se pode pôr em risco o património ambiental e o potencial turístico desta região”.

“Sabemos que não será fácil conciliar interesses antagónicos entre a economia e o ambiente, mas o património natural e paisagístico deste território não pode ser destruído”, asseverou o socialista.

O parlamentar do PS mencionou que, “com o propósito de proteger a Serra d’Arga, os municípios de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo, mas também Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, estão a trabalhar para a classificar como Área de Paisagem Protegida”, manifestando assim o valor ambiental da Serra d’Arga.

Já o governante garantiu que a exploração de lítio em Portugal vai ser feita com todo o rigor ambiental e só poderá existir exploração se o estudo de impacto ambiental for favorável.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares