10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaJosé Cid vai atuar em Melgaço a 12 de Agosto

José Cid vai atuar em Melgaço a 12 de Agosto

José Cid vai atuar em Melgaço no próximo dia 12 de agosto. O cantor será um dos pontos altos do programa Melgaço em Festa, que vai preencher todo o mês de agosto no Município mais a norte de Portugal. Mas as atividades começam bem mais cedo, e com outro dos pratos fortes do programa: o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço. Recorde-se que este festival registou este ano uma impressionante subida no número de filmes inscritos. No total, referiu a organização do evento à Rádio Vale do Minho, são 2.570. Um crescimento de quase dois mil filmes relativamente ao ano passado, quando se registaram 600 inscrições. “Isto dá uma ideia clara da projeção enorme que o nosso festival de cinema está a ter fora de portas!”, disse o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, visivelmente satisfeito com este crescimento.

Este festival de cinema, recorde-se, vai realizar-se entre 30 julho e 5 de agosto. Destes mais de 2.500 filmes inscritos, vão ser apurados apenas 30 [no ano passado foram 24] para serem exibidos neste festival. Em cima da mesa estão 5500 euros em prémios para os melhores documentários que competem pelo prémio Jean Loup Passek, dividido em três categorias: longa-metragem (3000 euros), curta-metragem (1500 euros) e melhor documentário nacional (1000 euros).

O programa do Melgaço em Festa prossegue a 3 de agosto com o Festival Internacional de Folclore. Nos dias 4 e 5 de agosto chega o Dia do Brandeiro em que, na Branda da Aveleira, se realiza mais uma edição de um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, e claro, em volta da deliciosa gastronomia e alvarinho da região.

Entre 10 e 12 de agosto, o centro da vila recebe um mercado medieval. Nesta último dia, a 12 de agosto, o Município celebra o Dia do Emigrante.  Um dia em que a autarquia tem procurado implementar cada vez mais a “marca da diáspora”. Nesse mesmo dia, conforme foi referido, vai ter lugar o concerto de José Cid.

O verão melgacense irá prosseguir em Castro Laboreiro com a Festa Castreja entre 14 e 16 de agosto. Três dias verdadeiramente dedicados a uma das aldeias mais emblemáticas do Minho. A freguesia está localizada no planalto com o mesmo nome, em plena serra, numa extensa área dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês, dista vinte e cinco quilómetros da sede do concelho.
A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários, os moinhos, a atividade agro-pastoril e as singulares brandas, inverneiras e lugares fixos, testemunhos, também aqui, da prática da transumância.

O programa do Melgaço em Festa encerrará a 17 de agosto com a Festa do Emigrante.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares