8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoInvestimento de Viana do Castelo no atletismo apresentado como “grande exemplo” que...

Investimento de Viana do Castelo no atletismo apresentado como “grande exemplo” que “país precisa de copiar”

Durante a inauguração da pista de atletismo do Centro de Atletismo de Mazarefes (CAM), o investimento de Viana do Castelo no atletismo foi apresentando como um “grande exemplo” que “o país precisa de copiar”. A requalificação da pista, que representou uma obra de 150 mil euros, foi inaugurada pelo Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, numa cerimónia que contou também com o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

O Secretário de Estado do Desporto destacou a “visão” do município de Viana do Castelo, que entende que o desporto pode ser uma ferramenta de preparação do que de melhor existe no território. João Paulo Rebelo referiu ainda que a requalificação da pista de atletismo de Mazarefes representa uma aposta no futuro da modalidade e numa geração que vai aprender a gostar de desporto.

Também o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, destacou a aposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo na modalidade. Referiu que o atletismo é uma das modalidades mais injustiçadas em termos de equipamentos, frisando que Viana do Castelo tem contrariado esta tendência, assumindo-se como um exemplo muito positivo no país. “O país precisa de copiar estes grandes exemplos”, frisou.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, destacou o grande esforço que o município tem feito para apostar no desporto e na formação desportiva como escola de cidadãos e de valores. O autarca revelou ainda que, atualmente, existem 65 associações ou clubes desportivos no concelho, agregando 4.238 atletas federados, em representação das 35 modalidades praticadas em Viana do Castelo.

Durante o evento, foi prestada homenagem a Domingos Barros, atleta do Centro de Atletismo de Mazarefes, que é atualmente campeão nacional de Corta-Mato Veteranos 50 e campeão europeu de corta mato Veteranos V50. Na cerimónia marcaram ainda presença três atletas de renome a nível nacional, a vianense Manuela Machado, Aurora Cunha e Analídia Torre.

O Centro de Atletismo de Mazarefes foi fundado em 1987, conta atualmente com 142 sócios e uma centena de atletas. A pista de atletismo, de forma oval, tem um perímetro de 200 metros e quatro corredores a toda a volta, mais dois corredores na reta da meta com 100 metros de comprimento. A pista tem ainda um setor de lançamentos de dardo, lançamento de disco, de martelo e de peso, salto em comprimento, triplo salto e salto em altura.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a autarquia investe nesta modalidade, já que em 2015 a Câmara Municipal inaugurou a pista de tartan do Estádio Municipal Manuela Machado, depois de uma empreitada de requalificação na ordem dos 400 mil euros e que assinalou os 20 anos da conquista da medalha de ouro, por parte da atleta vianense Manuela Machado, na Maratona do Campeonato do Mundo de Gotemburgo.

Para promover a modalidade, a autarquia criou, no ano letivo 2012/2013, o projeto Atletismo nas Escolas, tendo como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da ex-atleta Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos para o desporto. Em seis anos, o número de participantes duplicou e chega, atualmente, a todas as escolas primárias do concelho. Neste ano letivo, o Atletismo nas Escolas envolve um total de 1.186 alunos, que compõem 62 turmas em 36 escolas de Viana do Castelo.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares