13.1 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 24 Abril, 2024
spot_img
InícioRubricasO Concelho em NotíciaInformação Municipal – 2 Maio 2014

Informação Municipal – 2 Maio 2014

GRUPO JUVENIL DE DEM PERPETUA OS CANTARES TRADICIONAIS DA TERRA

Já conta com algumas décadas de existência e leva, por onde passa, a história e a tradição de Dem. O Grupo Juvenil de Dem entoa os Cantares Tradicionais da terra e nas suas atuações os membros vestem-se a rigor com trajes “à moda antiga”. Interpretam viras e músicas como “O Velho de Dem” e assim, procuram perpetuar o legado dos antepassados. Na próxima sexta-feira, dia 2, o grupo vai marcar presença na Noite de Cantares Tradicionais, que integra a programação do Vila Praia em Flor.

O Grupo Juvenil de Dem foi fundado em 1976, mas é em meados dos anos 90, após um interregno, que retoma e firma a sua atividade. Como conta José Mário, presidente do grupo, a atividade recomeçou depois de um grupo de jovens ter encenado uma peça de teatro e ter levado a cabo mais algumas iniciativas. Assim, decidem avançar com a atividade e mantém o nome do grupo que entretanto havia parado.

Grupo Juvenil de Dem

Atualmente conta com mais de 30 elementos, entre homens e mulheres de várias faixas etárias. Todos de Dem. Juvenil, só mesmo de nome, pois o grupo não tem limite de idades e acolhe todos os que a ele se queiram juntar. No reportório apenas constam Músicas Tradicionais de Dem. É uma das suas especificidades e é também uma forma de perpetuar a cultura e o património musical da freguesia.

“Viras”, “Velho de Dem”, “Noiva de Dem” ou “Romeirinhos à Senhora das Neves”, são alguns dos exemplos dos Cantares Tradicionais do grupo. As vozes fazem-se acompanhar de vários instrumentos, também eles típicos, tais como: concertina, reco-reco, pandeireta, ferrinhos, castanholas, cavaquinho, viola e até bombo.

Mas não só os cantares mostram o legado deixado pelos antepassados. É que o Grupo Juvenil de Dem traja a rigor nas suas atuações. “São trajes à moda antiga”, explica José Mário. Entre os domingueiros ou os de trabalho, são vários os tipos apresentados e na verdade, tratam-se de autênticas relíquias, preservadas ao longo de várias tradições. “Cada um arranjou o seu. Pedimos emprestado a familiares, por exemplo”, explica o presidente do grupo.

No Grupo Juvenil de Dem todos são bem-vindos. Aqueles que o queiram integrar só precisam de saber quando o grupo se vai juntar para ensaiar e aparecer. Não importa a idade, pois como explica José Mário, alguns membros começaram de bem pequenos, ainda com 5 ou 6 anos e foram aprendendo a arte e hoje até sabem tocar vários instrumentos.
Para o presidente do grupo, a atividade que desenvolvem “é sempre importante” e acrescenta: “cantamos a música tradicional da nossa terra”. Além disso, incentivam os mais novos a aprenderem, transmitindo o saber entre gerações e evitando que se perca o legado.

Grupo Juvenil de Dem 2

GRUPO JUVENIL DE DEM MARCA PRESENÇA NO VILA PRAIA EM FLOR

Na próxima sexta-feira, dia 2, o grupo ruma a Vila Praia de Âncora para atuar no Vila Praia em flor. Na verdade, trata-se de uma Noite de Cantares tradicionais que vai decorrer na Meia Laranja, na Avenida Dr. Ramos Pereira, pelas 21h30 e que conta também com a participação do Grupo de Cantares Tradicionais de Âncora. José Mário dá o mote: “convidamos todas as pessoas a irem assistir!”.

Recorde-se que o Vila Praia em Flor decorre até 4 de maio e promete contagiar Vila Praia de Âncora com a magia da Primavera, através de milhares de flores espalhadas pelas ruas da vila. Além disso, há um programa de animação diversificado, com destaque para a presença de Capicua, um dos nomes mais emblemáticos do hip hop nacional. A programação inclui ainda ateliês lúdicos, exposições, mercados, um workshop e várias outras atividades como uma Caminhada Florida, no domingo de manhã.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares