24.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoGNR de Viana chama a atenção para os cuidados a ter com...

GNR de Viana chama a atenção para os cuidados a ter com as queimadas

O Comando Territorial de Viana do Castelo alerta a população, que apesar de estarem reunidas as condições legais para a execução de queima de sobrantes, é fundamental que se tome a máxima prudência na sua execução.

De acordo com a GNR, deve-se “efetuar pequenos amontoados devidamente afastados com uma faixa de terreno limpo à sua volta, em vez de um único amontoado, e escolhendo dias nublados, húmidos e com pouco vento (abaixo do moderado)”.

Recomenda-se também a consulta prévia do Risco de Incêndio Florestal (RIF) no site do IPMA, I.P. (http://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/), do ICNF, I.P. (http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio), consulta telefónica para a GNR, Municípios ou Corpos de Bombeiros, a fim de saber se é possível a sua execução.

“Aquando da realização de uma queima de sobrantes, as pessoas devem levar um telemóvel, para dar o alerta em caso de incêndio e manterem-se vigilantes até à completa extinção da queima. Na eventualidade de ao final do dia a queima ainda possuir as brasas muito ativas, ainda que se cumpram todas as orientações de segurança, devem contactar a Proteção Civil e os Corpos de Bombeiros para alertar da situação”, explica

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares