15.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoComissão de Viticultura garante que futuro do Alvarinho é decidido a 13...

Comissão de Viticultura garante que futuro do Alvarinho é decidido a 13 de Janeiro

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes informa que o processo negocial com o denominado Grupo de Trabalho Alvarinho termina dentro de uma semana, no dia 13 de Janeiro, apurando o resultado do debate desenvolvido com o objectivo de propor ao Governo um novo modelo legal para a produção e rotulagem dos Vinhos Verdes produzidos com a casta Alvarinho.

De acordo com a legislação actual, o plantio e produção de vinhos com a casta Alvarinho é permitido em toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, mas a palavra “Alvarinho” só pode ser utilizada na rotulagem se o vinho provier dos concelhos de Monção e de Melgaço, estando os demais proibidos de usar a denominação no rótulo.

O  Conselho Geral da Comissão de Viticultuta da Região dos Vinhos Verdes diz, em nota enviada à imprensa, considerar a norma “discriminatória” e, por isso, propôs ao Governo, no mês de Julho, que a Lei passe a ser igual para todos os produtores da Região. Acrescenta  que  a Comissão Europeia notificou o Estado Português para que cesse a incompatibilidade da Lei actual com o regime legal comunitário.

O processo, contestado pelos produtores de Monção e de Melgaço, levou a que o Governo solicitasse ao grupo de trabalho um aprofundamento do assunto com representantes de todos os produtores, incluindo as associações de Monção e de Melgaço, o que ocorreu em várias reuniões no último trimestre de 2014, tendo sido definido um modelo de evolução em seis pontos..

A próxima reunião, a última do grupo de trabalho, decorrerá no dia 13 de Janeiro nas instalações da Comissão de Viticultura em Arcos de Valdevez.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares