9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoFundação Gil Eannes convida Academias do Bacalhau de todo o mundo para...

Fundação Gil Eannes convida Academias do Bacalhau de todo o mundo para visitar Viana do Castelo

A Fundação Gil Eannes recebeu a Academia do Bacalhau do Minho, que está a celebrar 50 anos de existência, numa visita que serviu para apresentar o navio hospital Gil Eannes. De 17 a 21 de outubro, Joanesburgo vai acolher o 47º Congresso Mundial das Academias, onde será apresentada a cidade de Viana do Castelo e o navio hospital Gil Eannes.

A primeira Academia do Bacalhau surgiu na África do Sul, há cinquenta anos, sendo que, atualmente, em todo o mundo, existem mais de 70 academias dedicadas ao bacalhau.
O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. Em 31 de janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.

Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes tem tido como objetivo transformar o Gil Eannes num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar. Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contato com os diversos espaços e adquirindo um pouco da história que têm para contar.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares