8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraFundação Bienal de arte de Cerveira recorda os IV Encontros Internacionais de...

Fundação Bienal de arte de Cerveira recorda os IV Encontros Internacionais de Artes na ESAD-Caldas da Rainha

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) e a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha juntam-se para promover a exposição “IV Encontros Internacionais de Arte: rememorar o Verão de 1977 nas Caldas da Rainha”. A inauguração terá lugar esta quinta-feira, às 16h00, na ESAD.CR do Instituto Politécnico de Leiria.

Trata-se de uma exposição retrospetiva que remonta ao verão de 1977, altura em que decorreram os IV Encontros Internacionais de Arte, evento organizado pelos artistas Jaime Isidoro (Galeria Alvarez) e Egídio Álvaro, da Revista de Artes Plásticas. Depois das edições em Valadares (1974), Viana do Castelo (1975) e Póvoa do Varzim (1976) as Caldas da Rainha acolheram, de 2 a 12 de agosto, mais de uma centena de artistas nacionais e internacionais.
Nas palavras do coordenador artístico da FBAC: “Os Encontros Internacionais de Arte marcaram o volte-face artístico da década de 70 em Portugal. No ano em que se celebram os 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira não poderíamos deixar de recordar estes encontros, que deram origem àquela que é hoje a bienal de arte mais antiga do país”.

A exposição será constituída por um espólio documental que inclui fotografias, vídeo, recortes de jornais e material publicitário, bem como obras de arte da autoria de Artur Bual, Albuquerque Mendes, Anne-Marie Pêcheur e Roauldès, produzidas e/ou apresentadas em 1977.

No decorrer da inauguração será ainda promovida uma tertúlia que reúne Daniel Isidoro, Jaime Silva, José Luiz Silva e Manoel Barbosa, onde se recordarão alguns dos momentos vividos há 41 anos.
A exposição, cuja curadoria é de Helena Mendes Pereira, estará patente até 27 de outubro. A organização conta ainda com a colaboração da Galeria Alvarez (Porto), da Gazeta das Caldas, de José Luiz Silva e de Dominique Labaume.

De recordar que a iniciativa integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, contando com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares