10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoFrancisco Andrade representa o Clube de Vela de Viana do Castelo no...

Francisco Andrade representa o Clube de Vela de Viana do Castelo no Mundial de Moth

Velejador Olímpico é o único português na prova da Ilha da Bermuda

Arrancou ontem o Campeonato do Mundo da classe Moth, na Ilha da Bermuda, cujo período de espera vai até ao dia 1 de Abril. Francisco Andrade é o único representante português em prova. Depois de ter terminado o mundial de 2017 em 53º, integrando a Gold Fleet dos 70 velejadores mais rápidos em prova, o velejador do Clube de Vela de Viana do Castelo procura agora um lugar no top 20 mundial.

O Velejador olímpico (11º em Pequim 2008 e 8º em Londres 2012, sempre em 49er), Francisco Andrade compete desde 2017 na classe Moth, uma das classes mais rápidas e de maior exigência técnica da vela moderna. Vários velejadores de topo mundial (America’s Cup, olímpicos e ex- olimpicos) competem no Moth. Trata-se de um mono-casco que pesa um total de 27kg, e que chega a atingir velocidades de 60km/h. A velocidade, aliada ao facto de navegar sobre um foil, torna o Moth numa das classes mais espetaculares de sempre.

Nesta edição do campeonato do mundo participam velejadores como Paul Goodison, campeão do mundo em título e medalhista de ouro olímpico na classe Laser, e Ian Jensen, que conta com duas medalhas de Ouro olímpicas na classe 49er.

Mais informação em mothworlds.org e no Instagram e Facebook do Francisco Andrade.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares