18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaForest Swords em Braga no final de Novembro

Forest Swords em Braga no final de Novembro

A blackbox do gnration em Braga acolhe no dia 29 de Novembro pelas 22h o concerto do duo britânico Forest Swords.

Se olharmos para a última década na história da música eletrónica, veremos que Matthew Barnes tem vindo a traçar algo a que poderemos considerar um percurso de sucesso. Comecemos então pelo o início, com o EP “Dagger Paths”, em 2010: a Fact Magazine considerou-o o melhor disco do ano, o The Guardian catalogou-o como “jóia escondida” e a Pitchfork reservou-lhe um lugar nos 50 melhores trabalhos do ano. A obtenção da atenção internacional não poderia ser melhor para a estreia. Três anos depois, com o longa-duração “Engravings”, o produtor britânico voltaria a reclamar novas atenções da imprensa, que o inclui nas listas dos melhores discos do ano.

Após um hiato discográfico, o esperado regresso de “um dos grandes destaques da música do nosso tempo”, como o nomeia o jornal Público, acontece com “Compassion”, o segundo longa-duração. Com edição da Ninja Tune, o disco é uma resposta ao incerto, ao mundo agressivo que experienciamos, destilado no território de uma sonoridade única. O resultado é atraente e vital, unificando o antigo e o futuro num só, recorrendo a texturas digitais, field recordings, distorcidos saxofones jazzísticos ou efervescentes arranjos orquestrais.

A preocupação de Barnes estende-se para além da música, pautando a sua arte também no campo visual e mostrando que, enquanto artista multidisciplinar, valoriza o todo. Corpos, conexões, linguagem e movimento são temáticas que teve o cuidado de impor na linguagem visual do disco, interligando estas aos temas. “Compassion” faz-se acompanhar de retratos da primeira vaga de imigrantes que viajaram do porto de Liverpool para Nova Iorque. Talvez seja este o objetivo da arte que Barnes cria, uma viagem por outros tempos com os pés na terra de agora, um relembrar do passado com os olhos postos no futuro. Certo é que as palavras que a Resident Advisor lhe entregou assentam que nem uma luva em “Compassion”: sincero e sublime. Não há dúvidas que estamos perante um dos mais significativos compositores da atualidade da música eletrónica.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares