19.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaFilme Alto do Minho, de Miguel Filgueiras, em Itália e na Alemanha

Filme Alto do Minho, de Miguel Filgueiras, em Itália e na Alemanha

O filme Alto do Minho foi seleccionado para o 62º Trento Film Festival, Itália, e para o 12º Göttingen International Ethnographic Film Festival, Alemanha.

No 62º Trento Film Festival, que decorrerá nas cidades italianas de Trento e Bolzano, de 24 de Abril a 04 de Maio, o Alto do Minho integrará a secção Eurorama. Esta secção mostra os melhores filmes documentais e etnográficos apresentados em festivais europeus do género em 2013, sendo o Alto do Minho o único filme português escolhido.

O Alto do Minho é também o único filme nacional seleccionado para o 12º Göttingen International Ethnographic Film Festival. Este festival decorrerá na cidade de Göttingen, de 28 de Maio a 01 de Junho. Na sequência do anúncio desta selecção, o filme foi convidado para mais uma exibição na Alemanha, já confirmada para dia 2 de Junho, no prestigiado Max Planck Institute for Social Anthropology em Halle.

O Alto do Minho é um documentário etnográfico de autor realizado em 2012 por Miguel Filgueiras para o Museu do Traje de Viana do Castelo, que aborda a identidade cultural das gentes do Alto Minho.

Alto do Minho foi premiado com o Galo Dourado na categoria Turismo Rural, no Art & Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo 2012, Barcelos. Em Portugal foi também seleccionado para a 7ª Mostra Vídeo Fundação Inatel e para a FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte, ambos em Lisboa. Internacionalmente, conta já no seu palmarés com seleções para os festivais: Worldfilm (Estónia), FIFEQ (Canadá), Ethnofilm (Croácia), Ethnocineca  (Áustria), FAS 2013 (Finlândia), Cine-Scapes (Letónia), NAFA – Bilbau (Espanha) e Margaret Mead (EUA).

Sinopse

Alto do Minho, mais do que um documentário, é uma impressão.

Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade.

Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Como Warhol, quer espelhar em ecrã estrelas terrenas, numa montagem cadenciada e num olhar impressionista. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente.

Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias e planos numa subjectividade a roçar o aleatório.

Ficha Técnica

Realização e montagem: Miguel Filgueiras

Fotografia: Paulo Alegria

Som: Diogo Amaro

Produção executiva: José Filgueiras

Música: Norberto Lobo

Pós-produção sonora: Paulo Miranda e Júlio Viana

Textos “e um pouco mais de cinzento”: Eduardo Sardinha

Alto do Minho, Portugal, 2012, cor, full HD, 49 min.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares