9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaFieis concentraram-se em São Bento para apelar à permanência do padre Ricardo

Fieis concentraram-se em São Bento para apelar à permanência do padre Ricardo

Os paroquianos das freguesias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros manifestaram-se ontem ao fim da missa de São Bento em Seixas, contra a possível saída do Padre Ricardo Esteves destas paróquias já no próximo mês de setembro.

O padre Ricardo aproveitou as missas de domingo para anunciar aos féis a decisão do Bispo, sublinhando no entanto que este ainda não é um processo fechado.

Mas quem não se conforma com a decisão é a população das 3 freguesias que, após o apelo feito pelo movimento criado no facebook “Fica Padre Ricardo Esteves”, se deslocou ontem até à freguesia de Seixas para manifestar o seu apoio à permanência do pároco. O Padre foi recebido com muitas palmas pelos cerca de 200 paroquianos que aguardavam a sua chegada a São Bento. À sua espera estava escrita a letras gigantes na torre do sino da capela, um cartaz com a palavra FICA! Palavra que foi sucessivamente repetida pelos fiéis.

No final da missa de São Bento Ricardo Esteves foi interpelado pelos Jornalistas, voltou a sublinhar que o processo da sua transferência ainda não está fechado, afirmou que não era sua vontade abandonar as freguesias onde está colocado, mas também disse que se for o faz por obediência superior.

Ricardo Esteves agradeceu todo o apoio que está a receber e disse estar tranquilo.

“Só não estaria se estas manifestações fossem para eu me ir embora”, referiu.

Entretanto o Movimento Fica! lançou uma petição on line e em papel que apela ao Bispo D. Anacleto Oliveira para que volte atrás a sua decisão. A petição on line já tem perto de 900 subscritores.

Outra das iniciativas do Movimento foi a criação na última sexta-feira de uma página no facebook que já reuniu perto mais de 700 gostos, mais de 4.500 visualizações e inúmeras mensagens de apoio e indignação face à sua possível saída.

Recorde-se que o padre Ricardo Esteves está à frente das 3 paróquias há 10 anos. Durante este período desenvolveu diversos projetos, nomeadamente com as crianças e os jovens.

Neste momento lidera o processo de recuperação da residência paroquial de Vilar de Mouros cuja obra está no início. Para além de residência paroquial, o padre Ricardo Esteves quer criar ali um centro para jovens e para catequese.

Em Seixas o pároco liderou o processo para a criação de um Grupo de Jovens, o denominado “Grupo de Jovens de Seixas”, que tem desenvolvido uma importante ação junto da comunidade através da realização de inúmeros eventos solidários.

Em Lanhelas, freguesia onde reside, o Padre Ricardo também é muito acarinhado pelos paroquianos, jogou na equipa de futebol e desenvolveu muitas amizades.

Neste momento está à frente da organização de uma festa que vai decorrer na emblemática Casa da Torre em Lanhelas no próximo dia 14 de agosto e cuja parte da receita reverte a favor do serviço de pediatria do IPO do Porto.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares