9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaFesta da Marioneta Luso-Galaica traz o Tradicional Teatro Dom Roberto a Caminha

Festa da Marioneta Luso-Galaica traz o Tradicional Teatro Dom Roberto a Caminha

Arranca no próximo fim de semana 7 e 8 de dezembro, a V edição do MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que vai trazer a Caminha vários espetáculos de marionetas.

A edição de 2019 do festival começa no sábado, 07 de dezembro, com o espetáculo “A Girafa que comia estrelas”, levada à cena a partir das 11:00 no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, pelo Movimento InCriativo, de Arcos de Valdevez, uma adaptação do conto homónimo de José Eduardo Agualusa, onde, através do teatro de marionetas, em plena savana, vamos ver nascer a amizade improvável entre uma girafa e uma galinha do mato.
À tarde, pelas 15:30, é a vez da MãoZorra – Teatro de Marionetas apresentar o seu Teatro D. Roberto com a história “O Caçador”, na Praça do Conselheiro Silva Torres.
O Teatro Dom Roberto é um género popular de teatro de marionetas português em que todas as personagens falam com “voz de palheta”, levando a que o vocabulário se baseie em palavra e onomatopeias em que a letra ‘R’ é predominante. Este género terá chegado a Portugal no século XVII, através de marionetistas italianos e franceses.

Pelas 17:00 sobe ao palco do Teatro Municipal Valadares a peça “Auga que non vas beber”, pela companhia galega Fantoches Baj, uma comédia musical para marionetas com canções populares e da memória coletiva na península ibérica, como “A Saia da Carolina” ou “O sermão do padre Damião”.
A peça, que levará a uma forte participação do público, é levada à cena pela companhia fundada em Lisboa, em 2016, por Inacio Vilariño, que é também autor e encenador da Fantoches Baj, que já venceu vários prémios em Espanha.
No domingo, o programa do Maluga prevê das 10:00 às 12:00, nos Paços do Concelho de Caminha, as chamadas Oficinas Divertidas, com construção de marionetas de mesa por crianças, projeto denominado “Quem é quem?” e conduzido pela companhia Historioscópio, do Porto. As crianças terão a oportunidade de dar corpo às personagens da sua imaginação, construindo-as e dando-lhes vida, além de criar as suas próprias histórias.
À tarde, pelas 15:30, na Praça do Conselheiro Silva Torres, está previsto novo espetáculo de Teatro Dom Roberto, desta vez com a história “O Barbeiro”, em que Roberto, o protagonista destas histórias, vive uma aventura no dia do seu casamento com a polícia e o diabo à mistura. De seguida é apresentada a história “A Tourada”, retratando uma verdadeira tourada à portuguesa, mas com um touro que é doce e que gosta de festinhas.
O festival de 2019 encerra no Teatro Municipal Valadares, pelas 17:00, com a companhia Historioscópio – Teatro de Marionetas a levar à cena a peça “João Pateta” que, a partir dos Contos para a Infância de Guerra Junqueiro, aborda o imaginário das histórias tradicionais do meio rural, contadas e recontadas oralmente de geração em geração. A peça tem a particularidade de ser acompanhada por música ao vivo, com uma banda sonora original ao estilo dos ‘blues’.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares