15.8 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaEncontros da Imagem 2019

Encontros da Imagem 2019

What Now? é o tema da 29ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais que arrancou no passado fim-de-semana e que se extende até 27 de Outubro. Tendo epicentro como habitualmente na cidade de Braga, este ano conta com exposições em Guimarães, Barcelos e Porto.

Vivemos tempos de uma tremenda violência, violência entre pessoas e entre estas e a natureza. Enquanto civilização parece que nos esquecemos o que o passado histórico nos ensinou – violência apenas gera mais violência.

Vivemos tempos de opiniões fraturadas, que levam à destruição de famílias, comunidades, e até mesmo países. Tempos estes de discursos censurados e do politicamente correto. Tempos onde somos bombardeados com um excesso de informação contraditória o que provoca um estado de medo e alerta constante. Medo esse que nos faz crer que os nossos corpos perderam subitamente a capacidade de nos manter protegidos. Existe uma sensação de segurança e conforto quando nos é possível comunicar na nossa língua materna e, atualmente, milhares de pessoas estão a ser forçadas a abandonar os seus lares para viver em países onde ninguém fala a sua língua e onde os seus direitos humanos básicos estão a ser neglicenciados. O medo torna-nos egocêntricos, recorremos à violência e criamos muros e fronteiras tanto físicas como mentais.

Chegou o momento de nos interrogarmos e decidirmos enquanto sociedade, se iremos desenvolver a tolerância, defender os direitos humanos, e pensar no planeta como o nosso último refúgio. Se iremos ser contra o racismo, xenofobia, desigualdade de gênero ou qualquer outro tipo de intolerância ou, se iremos continuar a prolongar estes traumas com indiferença, esperando para ver onde estes nos levarão?

O festival internacional de fotografia e artes visuais – Encontros da Imagem, na sua 29a edição pretende reunir através de fotografia contemporânea diferentes ideias e perspetivas sobre a atualidade mundial como forma de abrir a discussão em torno destes assuntos. Assuntos estes que são relevantes mas fraturantes, e que podem ajudar a repensar e reconfigurar o nosso futuro!

Mais informações no site oficial: https://encontrosdaimagem.com

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares