A Guardia Civil de Espanha decidiu dar por concluídas as buscas nos Picos da Europa ao atleta do clube caminhense Desnível Positivo. O dispositivo de busca foi desmobilizado após 11 dias consecutivos de operações.
Em comunicado, a Guardia Civil explica que “a meteorologia, o espesso manto de neve, o desconhecimento do trilho seguido por João Marinho e a ampla zona de buscas fizeram com que as operações não tivessem tido resultados”.
A GNR, que se tinha somado às buscas com 10 elementos e cinco cães, também já abandonou os Picos da Europa justificando que “as condições do terreno e climatéricas agravaram-se significativamente e nunca se encontraram quaisquer vestígios” do atleta.
As últimas notícias do jovem engenheiro de Amarante datam de 4 de Novembro, quando postou uma fotografia no facebook precisamente nos Picos da Europa. Desde então está desaparecido.
Apesar do dispositivo oficial de busca ter sido desmobilizado, vários voluntários vão este fim-de-semana percorrer aquela zona de Espanha numa última tentativa para encontrar João Marinho.