10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoDeputada do PSD Liliana Silva "revoltada" com situação "grave e deplorável" em...

Deputada do PSD Liliana Silva “revoltada” com situação “grave e deplorável” em Arcozelo

Liliana Silva, deputada pelo PSD na Assembleia da República eleita por Viana do Castelo, denunciou aquilo que considera ser uma “situação grave e deplorável” na freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima. Trata-se de uma central de produção de betuminoso (também conhecido como alcatrão) instalada no centro da localidade “perto das escolas do primeiro ciclo e secundária, da Junta de Freguesia, de habitações próprias”.

Um cenário preocupante que “vai contra tudo e contra todos”, considera a parlamentar. “As crianças e a restante população de Arcozelo não têm de sujeitar-se a ter uma central altamente poluente na sua freguesia”, defende. “Os hidrocarbonetos emitidos por esta unidade provocam cancro! É isto que queremos para as nossas crianças?”, questiona.

A empresa em causa chama-se Predilethes. Ignorou a ordem do tribunal e avançou mesmo com a construção desta central na freguesia. A poucos quilómetros de distância do centro de Ponte de Lima, esta zona é um território eminentemente rural, com destaque para a agricultura biológica, turismo rural e cantaria de granito.

Segundo a documentação reunida pela associação Verde Maiúsculo, a Quinta da Lagoeira (detentora da Predilethes) pretende produzir 120 toneladas por hora de betuminoso. Isso implicaria a passagem de seis camiões por hora considerando só o trânsito de saída dos produtos.

No final do ano passado, o presidente da Câmara Victor Mendes (CDS-PP) afirmou que o “Ministério da Economia atribuiu àquele projeto a classificação tipo 3, que representa perigo de poluição praticamente nulo”, garantindo que “a população de Arcozelo pode ficar descansada em relação a essa matéria”.

Mas Liliana Silva não se mostra convencida. “É o mesmo presidente de Câmara que ainda não emitiu uma única opinião pública sobre a prospeção de lítio”, aponta. “Que comente agora este atentado ambiental com a agravante de ter legalizado uma central de produção de betuminoso sem qualquer estudo de impacto ambiental! Não devia ser um presidente de Câmara o primeiro a olhar pelo bem estar do seu concelho?”.

Com o dedo apontado ao Governo, a deputada lamenta a manifesta passividade da esquerda. “Ministro do Ambiente e Ministro da Economia deveriam estar atentos a esta situação. Mas são mais importantes os lucros do que o meio ambiente”.

Solidária com a freguesia de Arcozelo, Liliana Silva garante que não vai deixar que “valores mais altos se levantem”. A revolta da parlamentar é de tal modo que nem Marcelo Rebelo de Sousa ecapa às reprovações da social-democrata. “Onde anda o Presidente da República que também tem conhecimento e nada diz?”, pergunta Liliana Silva.

A concluir, a deputada lembrou a avaliação que o PSD de Ponte de Lima fez da autarquia há três anos, no momento em que a empresa decidiu avançar com a construção daquela unidade: “Ingénua e inoperacional”. “Não diria melhor”, subscreveu a deputada.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares