8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoComédias do Minho 'convidam espectadores para o palco'

Comédias do Minho ‘convidam espectadores para o palco’

‘Ante Mim’, um espetáculo participativo e interativo sobre os modos de ver, a partir do que cada um traz dentro de si. É da Comédias do Minho e vai estar em cena na Aldeia de Pontes, em Castro Laboreiro, esta sexta e sábado, às 21h00, e conta com a participação dos espectadores para o desenrolar de algumas cenas. É de entrada livre e destina-se a pessoas com mais de 12 anos.

Uma série de entrevistas a pessoas que habitam os cinco municípios onde as Comédias do Minho desenvolvem o seu trabalho. Pessoas de diferentes gerações, umas nascidas no território outras vindas de fora dele, foram o arranque para a criação deste espetáculo.  «‘Ante Mim’ serve-se dos cinco sentidos e da liberdade de escolha para viajar entre memórias individuais e coletivas e dar a conhecer a responsabilidade das escolhas.» garante a Comédias do Minho.

Através da participação física na resolução de tarefas e do uso das tecnologias, o espetador tem diante de si a possibilidade de passar de espectador a interveniente. Nesta experiência interativa, o público é convidado a navegar entre cinco cenários coletivos como a procissão, a tainada, o baile, entre outros. ‘Como é que os sentidos moldam a forma como nos relacionamos connosco mesmos, com os outros, e com o mundo onde vivemos? O que é que eles dizem de nós, da forma como cada um está no mundo?’, são as questões que a organização pretende ver respondidas pelos participantes no final desta experiência.

O espetáculo, acontece em cinco contextos diferentes, nos cinco municípios do Vale do Minho: um mosteiro do séc. XII, uma inverneira, um teatro, uma casa minhota e uma quinta secreta. O público é convidado a explorar os cinco sentidos através de rituais coletivos, conhecidos de todos, como a procissão, a tainada, o baile, entre outros.

Para as sessões em Melgaço, a organização disponibiliza transporte a partir da Casa da Cultura, às 19h45. O autocarro tem lotação de 50 pessoas, pelo que se deve proceder às inscrições prévias na Casa da Cultura. A lotação de cada espetáculo é de, aproximadamente, 100 pessoas. A organização aconselha o uso de roupa adequada e calçado confortável.

DIREÇÃO ARTÍSTICA Maria Gil e Gil Teixeira

COCRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça, Sílvia Barbosa e Tânia Almeida

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.

A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares