8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaCiclo 1906 regressa à Galiza

Ciclo 1906 regressa à Galiza

O Ciclo de Jazz promovido pela Cerveja 1906 vai regressar à Galiza para uma série de concertos em várias cidades e míticos clubes de Jazz. Os mais próximos irão decorrer no Salón Régio da Sede do R.C. Celta em Vigo em plena calle del Principe, todos pelas 21h (hora local).

Abe Rábade & Vitor Prieto abre o ciclo na cidade olivica no domingo dia 28 de Abril, The Bad Plus na quarta-feira 8 de Maio e Chano Dominguez na quarta 22 de Maio.

Abe Rábade nasceu em Santiago de Compostela, na Galiza, em 1977. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Histórico de Santiago e prosseguiu-os no centro de jazz “Estudio escola de música”, também em Compostela. Entre 1995 e 1999 realizou uma Licenciatura cum laude em Composição Jazz e em Piano no Berklee College of Musice, em Boston. Acredita que a Música “é uma das vias mais profundas para comunicar emoções”, pelo que procura nunca perder de vista este princípio nos seus projetos.
O seu primeiro instrumento é o piano, o segundo a bateria. Desde 1996, lidera um trio de jazz acústico do qual fazem parte actualmente Pablo Martín Caminero, no contrabaixo, e Bruno Pedroso, na bateria. Realiza também habitualmente concertos e gravações em piano solo ou em formatos mais amplos, com instrumentos de sopro – principalmente quinteto e septeto.

The Bad Plus é um trio norte-americano de Jazz ou Jazz rock composto pelo baixista Reid Anderson, o pianista Orrin Evans e o baterista David King, todos da cidade de Mineápolis no estado americano de Minnesota.
Fenômeno nos EUA na última década, atingindo grande popularidade. O trio ficou conhecido por fazer versões jazzy para músicas de bandas como Nirvana, Blondie e Aphex Twin. As versões contam com o vocal de Wendy Lewis, uma cantora americana de Rock alternativo.

Chano Domínguez nasceu em Cádis, em 29 de Março de 1960, e o seu primeiro contacto com a música, pela mão de seu pai, foi o flamenco. Aos 8 anos ofereceu-lhe o seu primeiro instrumento, uma guitarra flamenca com a qual começou a tocar, de ouvido, as melodias que ouvia em casa. Com 18 anos forma o seu primeiro grupo, Cai, de rock andaluz, onde tocava teclados, gravando três discos para a editora CBS. Atraído pelo jazz, em 1981 integra, como teclista, a banda Hiscadix, uma formação mítica de jazz espanhol onde ganha uma sólida reputação como músico, vários prémios e presenças em Festivais. Gravou numerosos discos a solo, com grupos que lidera ou acompanhando cantores como Martirio, Ana Belén ou Marta Valdez, e desenvolveu uma carreira vertiginosa que o tem levado a muitos países e a prestigiados Festivais. É considerado um dos maiores expoentes do Jazz Flamenco.

Mais informações no endereço: https://cerveza1906.es/ciclos-1906/

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares