11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraCerveira acolhe projecto-piloto de saúde oral para crianças

Cerveira acolhe projecto-piloto de saúde oral para crianças

A aplicação de verniz de flúor é a mais recente estratégia desenvolvida pela Direcção-Geral de Saúde e que arrancou  esta semana em Vila Nova de Cerveira. No distrito de Viana do Castelo, os municípios de Cerveira e de Ponte de Lima foram os seleccionados para testar, pela primeira vez, este projecto gratuito de prevenção de cárie dentária.

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), normalizado através da Circular Normativa Nº 01/DSE, de 18/01/05 (DSE CN nº 01, 2005), desenha uma estratégia global de intervenção em saúde oral, assente na prevenção primária e secundária das doenças orais, em particular a cárie dentária. Dessa estratégia preventiva destacam-se as actividades de promoção da saúde prevenção da doença, entre elas a administração de flúor.

Vila Nova de Cerveira regista uma taxa elevada (65%) de crianças entre os 3 e 5 anos sem cáries dentárias, um excelente indicador que se aproxima dos objectivos definidos pela OMS para 2020, na ordem dos 80%.

Descrita como muito eficaz, fácil, segura e bem tolerada, em diversos países da Europa – havendo evidência científica relativamente à sua eficácia na prevenção da cárie dentária -, o verniz de flúor em Cerveira será aplicado em crianças nascidas em 2010, duas vezes no ano, com um intervalo de seis meses, sendo efectuada nas instalações do ensino pré-escolar.

A vereadora da Educação do executivo destaca “um método novo com custos reduzidos e resultados extremamente positivos para as crianças”, reconhecendo a importância de Cerveira ter sido seleccionado como município-piloto de forma a permitir ter uma noção mais próxima da realidade do projecto e conferir uma maior margem de colaboração e actuação.

Para além deste projecto, Aurora Viães confirma que estão programadas uma serie de acções ao longo do ano lectivo 2014/2015 que visam promover a saúde oral, com destaque para sessões de esclarecimento sobre a utilização do cheque dentista.

Os encarregados de educação interessados em obter esclarecimentos adicionais sobre este projeto e novo produto podem dirigir-se ao Agrupamento de Escolas, à Câmara Municipal ou mesmo ao Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares