19.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraCerveira tem a 18ª melhor governação municipal do país no Rating Municipal...

Cerveira tem a 18ª melhor governação municipal do país no Rating Municipal Português

Apresentado publicamente, na passada terça-feira, pela Ordem dos Economistas, o Rating Municipal Português (RMP) confirma a gestão sustentável do Município de Vila Nova de Cerveira no panorama nacional, ocupando a posição 42º do ranking, entre os 308 municípios. Em três das quatro dimensões analisadas, o concelho cerveirense assume uma avaliação enquadrada no top 50: Governança (18º), Desenvolvimento Económico e Social (31º) e Sustentabilidade Financeira (53º).
VNC 09/05/19
Considerado pela Ordem dos Economistas como “o único modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses”, o presente estudo da autoria de Paulo Alexandre Caldas avalia a intervenção dos 308 concelhos portugueses ao longo de 2018, aglomerando 25 indicadores em quatro dimensões de análise – a governação municipal, o serviço aos cidadãos, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira.
Vila Nova de Cerveira apresenta-se em 42º lugar no ranking geral, destacando-se o bom desempenho da governação municipal, colocando o Município numa prestigiada 18º posição a nível nacional e 1ª no âmbito distrital. No que respeita à dimensão do desenvolvimento económico e social mantém-se uma linha de atuação coerente, alcançando o 31º lugar nacional e o 1º no Alto Minho; e na sustentabilidade financeira ocupa a 53ª posição entre os 308 concelhos. Não obstante, este estudo também suscita uma reflexão e uma visão estratégica mais interventiva da dimensão afeta aos serviços ao cidadão, uma vez que a posição atribuída é a número 143.
De cariz participativo, a elaboração do Rating Municipal Português contou com o envolvimento ativa de académicos internacionais e, em Portugal, do Tribunal de Contas, da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, da IGF – Inspeção Geral de Finanças, do TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, entre outras entidades e individualidades do setor.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares