8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaCerveira revive Desfolhada Tradicional Minhota

Cerveira revive Desfolhada Tradicional Minhota

Porque a tradição ainda é o que era, o centro histórico de Vila Nova de Cerveira volta a ser palco, este sábado, de um serão de convívio à moda antiga. A Desfolhada Tradicional Minhota é já uma referência no seio das manifestações etnográficas da região.

Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e apoio da Comissão de Festas da Sra. da Ajuda, este evento representa uma viagem a um passado não muito remoto, com as gentes da terra a recriar uma eira comunitária, num esforço de preservação de usos e costumes do concelho.

Em desfile pelas principais artérias do centro histórico cerveirense até se instalar em pleno Terreiro, um carro de bois carregado de milho confere ao evento o caráter autêntico e genuíno. Tradicionalmente conhecida como uma verdadeira festa minhota, a desfolhada associa ainda às danças, cantares e sons tradicionais, as estórias e as lendas, a gastronomia típica com a broa e o chouriço da região, acompanhados do bom vinho verde.

Contam os mais antigos que a desfolhada era um momento muito aguardado pelas populações, em especial pelos jovens, que alimentavam a esperança de encontrar o milho-rei para poder beijar o rapaz ou a rapariga por quem nutria um sentimento especial.

Toda a população está convidada não só a assistir, mas a participar ativamente. A Desfolhada Tradicional Minhota está agendada para o dia 05 de setembro, pelas 21h30, no Terreiro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares