8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoCastro Laboreiro queima o ano velho

Castro Laboreiro queima o ano velho

Este domingo, dia 30 de dezembro, a vila crasteja (Castro Laboreiro – Melgaço) convida para um encontro de culturas e de gerações, em jeito de despedida de 2018. A partir das 23h00, em ambiente de grande folia, o povo sai à rua e despede-se do Ano Velho com um momento único, onde reinará a boa disposição, a animação, muitas surpresas e malvadezes da Bruxa ‘Meiga Mariluche’.

A tradicional queimada galega e os sons celtas, muito assentes nas tradicionais gaitas de foles, serão trazidos para este evento relembrando, assim, tempos idos: na esperança de um ano melhor queima-se a figura do pai velho e deixam-se votos de um excelente 2018.

O evento tem concentração junto ao posto de turismo e da igreja, no centro de Castro Laboreiro. «Vamos espantar a noite e o frio, com sonoridades de outrora muito ligadas à proximidade com a vizinha Galiza. Assim, as gaitas de foles marcarão presença nas ruas de Castro Laboreiro e contaremos também com algumas surpresas e animação ao longo de todo o percurso, onde o bom humor surpreenderá os participantes.», afirma Sónia Nogueira, responsável pelo evento.

O grupo musical ‘Os Rampeiros’ protagonizará um momento de música ao vivo. «O grupo distingue-se pela popularidade e musicalidade do seu reportório, que nos transportará para tempos ancestrais, fazendo emergir a vontade de deixar o corpo acompanhar os ritmos, entregando-se ao baile e à folia a que nos transportam as gaitas de foles», atenta Sónia Nogueira.

O ponto alto do evento culmina com a Queima do Boneco do Ano Velho, num misto de simbolismo e animação, onde será encenada a despedida de 2018. «Deixaremos em 2018 tudo de mau, fazendo votos para que, 2019 nos traga toda a sorte, saúde e fortuna que tanto desejamos. De seguida, a nossa Bruxa ‘Meiga Mariluche’ provocará arrepios de encanto e terror nos participantes, com o seu afamado esconjuro e Queimada Galega que será dada a provar aos participantes para que, assim, queimem todo o mal e se purifiquem completamente. Só assim 2019 poderá entrar em grande nas nossas vidas.», revela a organização.

A ação visa animar Castro Laboreiro e abre a possibilidade, gratuita, a todos os que se queiram juntar à festa. Um dos objetivos é «dar a conhecer os locais que compõem o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), incentivando à cooperação entre diferentes stakeholders, num esforço conjunto de promoção do turismo da região, ao mesmo tempo que são divulgadas as tradições e culturas da região», explica Sónia Nogueira, sublinhando que «recuperar tradições e rituais de tempos remotos, incentivando à participação, quer de turistas quer de gentes da terra, revela-se cada vez mais importante no sentido de não deixarmos perder hábitos e costumes que são, afinal, os pilares da nossa cultura popular. O potencial turístico associado a este tipo de iniciativas é enorme, tal tem vindo a ser visível pela evolução que o turismo tem vindo a ter no nosso país. Castro Laboreiro emerge como uma região com elevado potencial e o turista que vai a Castro Laboreiro sai sempre com o desejo de regressar dentro do peito.»

 

PROGRAMA

23h00 – Concentração junto ao posto de turismo de Castro Laboreiro

Início do cortejo de rua com gaitas de foles e animação de rua

Queima do Boneco do Ano Velho

Queimada Galega, com música e baile

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares