11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaCampeão Nacional Sky Race decidido no Ultra Trail de Cerveira

Campeão Nacional Sky Race decidido no Ultra Trail de Cerveira

Dia 4 de maio, Vila Nova de Cerveira é palco de mais um evento desportivo de referência nacional. Pelo quinto ano consecutivo, o Ultra Trail de Cerveira atrai mais de 700 atletas para uma das provas “mais belas e mais exigentes” da modalidade. Edição 2019 tem como novidade a organização, pela primeira vez, do campeonato nacional de Sky Race, o alargamento do tempo limite para conclusão de cada percurso e a introdução de uma caminhada lúdica.

Em conferência de imprensa decorrida esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, as entidades parceiras do Ultra Trail de Cerveira – Câmara Municipal, EDV-Viana e XLife Events – foram unânimes em enaltecer um evento desportivo perfeitamente integrado e consolidado no panorama nacional.

“O trail de Vila Nova de Cerveira já garantiu o seu lugar como prova de referência, cativando pela exigência do percurso, mas sobretudo pela beleza natural das paisagens e a qualidade ambiental”, disse Fernando Nogueira, sublinhando que aos mais de 700 atletas previstos, “juntam-se alguns milhares de pessoas oriundos de vários pontos do país e que já esgotaram a capacidade hoteleira para esse fim-de-semana”.

A V edição vai continuar a primar pela manutenção dos elevados níveis de qualidade associados a toda a organização, e surpreender com alguns elementos que conferem uma maior atratividade. José Carlos Alcobia, da EDV-Viana, realçou a importância da distância de 22km ser pontuável para campeonato nacional da especialidade de ‘Sky Race’, estando já inscritos cerca de 400 atletas. O título de campeão nacional vai ser amplamente disputado em Cerveira, tendo como candidatos na vertente masculina Romeu Gouveia, Mário Elson e o madeirense Ricardo Gouveia, e no sector feminino estão já garantidas as presenças de Marisa Vieira e Tucha Neri.

No total, são mais de 700 atletas distribuídos pelas três provas Skyrunning do Ultra Trail de Cerveira 2019: o Cerveira Sky Marathon 52 km, com 3.700 metros de desnível acumulado positivo; o Cerveira Sky RACE 22km, com desnível acumulado positivo de aproximadamente 1745 metros; e o Mini-SKY RACE 12 km, de desnível acumulado positivo de aproximadamente 770 metros.

Os percursos delineados não sofrem grandes alterações relativamente à edição anterior, havendo como novidade um novo troço de 3km no Lugar de France, em Sopo, que passa junto aos moinhos e ao rio Coura, assim como alguns trajetos com mais sombras. A duração limite de cada prova também foi alargada, sendo de 13h para os 52km, de 8h para os 22km e de 5h para os 12km. O objetivo é contribuir para que a maioria dos inscritos consigam ultrapassar a meta estando em prova, “mas sobretudo conferir mais tempo para desfrutar de uma prova com as mais belas paisagens e também de reconhecido grau de exigência”, referiu José Carlos Alcobia.

Este ano está ainda programada uma caminhada de 10km, de cariz exclusivamente lúdico, quer abraçará o rio Minho, fazendo a ecopista, subindo ao Cervo e descendo ao centro da vila. Por não ter qualquer caráter competitivo, as pessoas interessadas em participar nesta vertente têm de efetuar inscrição nas instalações da piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Com organização da EDV Viana Trail, Xlife Events e Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, todas as provas do Ultra Trail de Cerveira têm início e fim no centro histórico, mas com arranques horários distintos, consoante a distância (7h00, 09h00, 10h00 e 10h30).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares