8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloC.M. Viana aprovou protocolo para incluir mais alunos portadores de incapacidade e...

C.M. Viana aprovou protocolo para incluir mais alunos portadores de incapacidade e deficiência nas aulas de náutica

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um protocolo que visa o apoio para dar continuidade ao projeto “Náutica para Todos”, que nasce do inovador projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Assim, e uma vez que é pretensão dos Agrupamentos de Escolas a inclusão de alunos sinalizados com necessidades educativas especiais existentes nas diversas turmas dos estabelecimentos de educação e ensino, que frequentem a natação no 1º ciclo do ensino básico e as atividades náuticas do segundo e terceiros ciclos, será renovado o protocolo iniciado no ano letivo de 2016/2017.

O “Náutica para Todos” perspetiva a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, atividades adaptadas, em todas os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Esta perspetiva de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, assenta na interação entre o Município, a APPACDM e os Agrupamentos de Escolas.

Se, numa primeira fase e durante o ano letivo de 2016/2017, os alunos com deficiência da Unidades especializadas dos Agrupamentos de Escolas de Abelheira e Monte da Ola, agora o projeto pretende alargar-se.O protocolo tem por isso em consideração o apoio aos 32 alunos de 13 turmas do ensino básico e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, bem como, dar resposta a outros projetos que envolvem a autarquia durante o ano, torna-se necessário dar continuidade ao protocolo existente entre o Município e a APPACDM, que, redimensionado no aumento de alunos a apoiar, exige outras condições técnico-pedagógicas em simultâneo.

Este projeto encaixa no grande projeto municipal de Náutica nas Escolas, que abrange este ano letivo 1615 alunos de sete agrupamentos com nove escolas, correspondendo a 79 turmas. Recorde-se que o projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, já em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”. Em 2016, o Jornal Economia do Mar atribuía também um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo projeto e pelo Centro de Mar de Viana do Castelo.

Recentemente, foi também apresentado ao surfista de ondas gigantes Garrett McNamara, que esteve na Praia do Cabedelo para uma aula aberta, para sessões de autógrafos e para uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf, onde lhe foi apresentado o projeto educativo da Câmara Municipal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares