12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasPaísBombeiros continuam à espera de equipamento de protecção pessoal

Bombeiros continuam à espera de equipamento de protecção pessoal

2013 foi um ano negro para os bombeiros portugueses. Nove morreram no combate aos fogos florestais do Verão passado. Perante a tragédia, o Governo prometeu novos equipamentos de protecção individual, mas um ano depois as corporações continuam à espera das luvas, das botas, dos capacetes, dos casacos.

Foi em Março de 2013 que foi assinado um protocolo entre o Governo, as Comunidades Intermunicipais, a Liga de Bombeiros e a Autoridade Nacional de Protecção Civil e que as autarquias ficaram de lançar os concursos para a compra dos equipamentos, tendo recebido logo 7 milhões de euros.

Segundo avança o jornal i, o Ministério da Administração Interna tinha delegado nas Comunidades Intermunicipais a competência para lançar os concursos e aquisição do material mais resistente ao fogo, de forma a ajudar a evitar mortes.

Acontece que, um ano depois, e em plena época de incêndios florestais, nenhuma corporação recebeu ainda a totalidade de equipamentos.

Em declarações à Rádio Caminha, o presidente da Federação dos bombeiros do distrito de Viana do Castelo confirmou que na região os concursos também estão atrasados e que as corporações estão a combater os fogos da época mais crítica sem o equipamento que tanta falta faz.

Luis Brandão Coelho acrescenta que o equipamento em falta é para o combate a incêndios florestais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares