Em 16 Abril, 2018 Por Em Caminha, Distrito

Bispo de Viana inaugura Casa do Adro em Venade

O Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, vai inaugurar no próximo sábado, dia 21 de abril, na freguesia de Venade, a renovada Casa do Adro.

A cerimónia está marcada para as 18 horas, ao que seguirá uma eucaristia na Igreja Paroquial daquela freguesia.

Findas as cerimónias religiosas, haverá um convívio na Casa do Adro dirigido a todos.

A propósito da inauguração deste edifício, o Padre Paulo, da paróquia de Venade, deixa os agradecimentos:

“PALAVRAS com o coração agradecido

AOS BENFEITORES DA PARÓQUIA DE VENADE…na véspera da inauguração da casa do adro

O dicionário regista gratidão como “qualidade de quem é grato, reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento”. Contudo, para nós, retomando toda a significação bíblica, refere-se à “Graça”, ao “favor de Deus” que vem até nós, Paróquia de Santa Eulália de Venade, através de vocês, amigos, beneméritos e benfeitores, e da vossa generosidade.

Gratidão, portanto, é o reconhecimento da “graça” e do “favor de Deus” que vem a nós por meio de vocês. Numa só palavra: vocês são Providência Divina. E não pensem que digo apenas pelo material. Destaco, principalmente, o apoio, a palavra, o conforto, a presença nas nossas vidas como um sinal forte de Deus.

Muitas vezes rezei a prece: “Obrigado Senhor, pois os amigos são a certeza de que confias na Comunidade e acreditas em nós. Obrigado, Senhor!”. Todos os meses celebramos a missa pelos Benfeitores da nossa Paróquia!

Lembramos o Sr. João Barbosa que edificou o salão da catequese, onde tantos meninos e tantas meninas fortaleceram a sua fé e cresceram como pessoas. Nas mesmas instalações despedimo-nos dos nossos defuntos, na capela mortuária, e lembramos a nossa história no salão do Mvseu Parochial. Nessa mesma casa guardamos pedaços de alegria no salão das festas, onde estão armazenadas as coisas que usamos nas nossas festividades.

Agradecemos do fundo do coração ao Sr. José Carlos e Dª Maria do Carmo Matos a oferta da Casa do Adro. Sem a sua generosidade não teria sido possível fazer tanto e tão bem feito em tão pouco tempo. Desde o dia 7 de outubro de 2011, esta tem sido uma casa cheia de vida, onde todos são bem acolhidos. Uma casa que tantas vezes é a sala de visitas da Freguesia, onde veio já a televisão para nos levar por esse mundo fora…

Em todos os melhoramentos e actividades contamos sempre com a presença e patrocínio do Sr. João e Dª Olívia Matos. Ajudaram a Paróquia sempre a melhorar as instalações: fosse no salão da catequese, na residência paroquial, na casa do adro ou na igreja paroquial! Também com o seu apoio a nossa Paróquia está de portas abertas para a todos receber bem!

Trabalhamos bastante e sem descanso, mesmo com recursos reduzidos! Procuramos sempre mais investir nos nossos recantos, nas instalações, nos serviços, melhorando a vida dos filhos e filhas da Igreja, os “fillii eclesiae”, os da “freguesia”, razão da nossa missão e presença. E é neste contexto que nos surge o abraço do Sr. Manuel e Dª Maria Luísa Matos: oferecendo à Paróquia de Venade a renovação total da Casa do Adro, de modo a criar condições dignas do século XXI para continuar a viver o Evangelho de sempre.

Ao longo dos dias, meses e anos passados na Paróquia de Venade, percebemos a necessidade de criarmos espaços e momentos que conduzam a vida para Cristo. A nossa Comunidade tem como luzeiro Santa Eulália, que não vacilou em derramar o seu sangue por Jesus, pois n’Ele tinha toda a sua confiança e fé. Queremos, com as novas instalações da Casa do Adro preparar Cristãos para o dia de amanhã; homens e mulheres para o futuro e viver a fé que a todos nos une! Há tantas coisas que separam o ser humano! Basta olhar em redor e ver… Esta casa tem sido e será ponto de união e de ligação entre todos.

É bênção sobre bênção. Louvado seja o Senhor! Repito: o que temos realizado, só acontece por causa de vocês, todos os amigos e colaboradores da Paróquia. Falei de alguns, porque é da Casa do Adro que estamos a falar, mas há tantas pessoas que dão da sua vida para que tenhamos todos vida! Parabéns!

Obrigado! A todos sem excepção: Deus lhes pague!”.

P.Paulo Emanuel

 

 

 

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação