11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloAutarcas do Alto Minho exigem que Governo priorize novos acessos ao porto...

Autarcas do Alto Minho exigem que Governo priorize novos acessos ao porto de mar de Viana

O porto de mar de Viana do Castelo há muito que carece de melhores acessos rodoviários, mas por mais apelos que os autarcas locais façam, a reivindicação não é atendida pelo Governo.

O porto de Viana do Castelo é um dos sete maiores portos nacionais, movimentando mais de 900 mil cargas de tonelada por ano, tendo facturado em 2012 mais de mil milhões de euros.

Apesar dos indicadores, o Governo não reservou um único euro para o porto de mar de Viana no plano estratégico no domínio de transportes e infraestruturas. Por isso, o deputado socialista eleito pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, Jorge Fão, interrogou o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações através de requerimento entregue na Assembleia da República. O deputado quer que o governante esclareça a situação.

O deputado diz que o Governo tinha-lhe dado a garantia que a construção de novos acessos ao Porto de Mar de Viana ia avançar, mas vê agora que não constam do plano estratégico no domínio de transportes e infraestruturas. 

Entretanto, os empresários do Alto Minho reclamaram ao Governo a construção de novos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo, um dos sete maiores portos nacionais. Em comunicado conjunto enviado à imprensa, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Confederação Empresarial do Alto Minho denunciam que o Governo não reservou um único euro para o porto de mar de Viana no plano estratégico no domínio de transportes e infraestruturas.

O presidente daquelas duas entidades, Luís Ceia, explicou à Rádio Caminha que em causa está, assim, o desenvolvimento económico de toda uma região com um porto de mar maioritariamente utilizado para exportação com acessos estrangulados que já não servem aquela estrutura.

Novos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo não é o único investimento que os empresários reclamam para a região. O investimento na modernização da ferrovia e o prolongamento da A28 são outras prioridades.

Aos apelos para novos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo junta-se a CIM Alto Minho. Os representantes da Comunidade Intermunicipal pediram uma reunião ao ministro da Economia para obter esclarecimentos sobre a inclusão, no Acordo de Parceria “Portugal 2020”, dos principais investimentos propostos no âmbito da estratégia “Alto Minho 2020” no sector marítimo-portuário  e rodoviário.

Fonte da CIM Alto Minho avança que este pedido de audiência decorre da ausência de referências a estas propostas de investimentos no Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas recentemente apresentado pelo ministro da Economia, sendo, no caso do Porto de Viana do Castelo, a única infra-estrutura portuária que não vê ser contemplado qualquer investimento no âmbito do PETI.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares