21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraAtletas seniores em preparação para as Olimpíadas Intergeracionais

Atletas seniores em preparação para as Olimpíadas Intergeracionais

No âmbito do estudo “IN COMMON SPORTS”, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, cerca de 30 atletas seniores cerveirenses estão a realizar treinos semanais, com o objetivo de representarem o concelho na 4ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – ‘Olympics4All’, que vai decorrer entre 26 e 28 de setembro em Arcos de Valdevez. Esta quarta-feira, há ‘treino amigável’ entre Cerveira-Tomiño e paredes de Coura, no Castelinho.

 

Mais um ano, cerca de 150 atletas com mais de 60 anos de idade, provenientes dos 10 concelhos do Alto Minho e do vizinho galego de Tomiño voltam a estar em forma para participar na iniciativa que já é uma referência europeia na promoção da prática desportiva junto da população sénior, as Olimpíadas Intergeracionais.

Para além das modalidades desportivas universais (Atletismo, Natação, Voleibol e Basquetebol) e dos jogos tradicionais (Pétanca, Malha, Boccia e Corda), esta 4ª edição conta com a introdução de duas novas competições em regime de demonstração, dando assim oportunidade aos atletas de experimentarem a boia polo e o rugby adaptado.

A significativa adesão dos atletas Cerveirenses e Tomiñenses nas sessões de treino semanais tem demonstrado que, de facto, a competição aliada ao convívio e ao desportivismo dos participantes, constitui uma motivação extra para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e permanentes.

Corroborando esta ideia, está prevista para esta quarta-feira, 8 de agosto, a partir das 17h00, a realização de um treino e jogo amigável entre a equipa Cerveira-Tomiño e a comitiva representante de Paredes de Coura. Esta ação está agendada para o Parque de Lazer do Castelinho, prevendo-se a participação de cerca de 40 atletas seniores.

De sublinhar que o estudo científico que está a ser desenvolvido em cinco países – Portugal, Itália, Grécia, Hungria e Bulgária – ao abrigo do cofinanciamento pelo programa ERASMUS+, tem como principal objetivo analisar a competição como fator motivacional para a prática da atividade física de forma sistematizada na população sénior.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares