9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Ameadella Pastelarias - uma empresa a crescer de forma sustentada

Ameadella Pastelarias – uma empresa a crescer de forma sustentada

 


Foi inaugurada em dezembro de 2005 e começou com 6 colaboradores. Em apenas 9 anos a Ameadella Pastelarias já conta com 3 estabelecimentos e com quase 50 colaboradores.

A história deste negócio resume-se à vontade de 3 amigos que um dia decidiram criar algo diferente, algo que oferecesse mais aos clientes não só em termos de produtos, mas também no atendimento e alargamento de horários. “O resultado está à vista e a Ameadella Pastelarias é um caso de sucesso” garante Sérgio Rodrigues, um dos sócios da empresa que revelou ao Jornal C como tudo começou.

“Eu e o Carlos, que é o nosso mestre pasteleiro, éramos amigos e colegas de trabalho há 18 anos. Na altura apercebemo-nos que existiam algumas lacunas no mercado em termos de oferta, nomeadamente nas áreas e de padaria. Como sabe as padarias de rua desapareceram, as grandes superfícies foram ocupando espaço e foi então que nós decidimos avançar com algo diferente”.

 

ameadella-1

 

Com perto de 30 variedades de pão fabricadas diariamente, a grande aposta da Ameadella foi na diversidade.
“Percebemos que havia pouca oferta e decidimos explorar esta área. Temos uma variedade muito grande de pães: o pão da aldeia que é uma receita reinventada, o pão saloio, pães de cereais que estavam um pouco esquecidos, e muitos outros”.

Com fabrico próprio em cada uma das lojas, a opção, diz Sérgio Rodrigues, tem a ver com a necessidade que as pessoas têm em sentir que há alguém por trás para além do pessoal que está ao balcão.

“As pessoas gostam de saber que lá atrás também está o padeiro e o pasteleiro. Isto também nos permite garantir ao cliente um serviço contínuo das 7 às 20 horas, sete dias por semana. A qualquer altura do dia temos padeiros e pasteleiros na retaguarda para satisfazer os clientes o que, no nosso entender, é uma mais valia”.

ameadella-2ameadella-5ameadella-3

Inovar e satisfazer o cliente é o grande objetivo da Amedella Pastelarias que, depois de em 2005 ter aberto a sua primeira loja na Meadela, atualmente já está na cidade de Viana do Castelo, na encosta de Santa Luzia, e também em Ponte de Lima.

“Na parte do fabrico temos sempre em conta aquilo que são as opiniões dos clientes e também as nossas, como é obvio. Na parte de atendimento a nossa aposta é na simpatia e o bom atendimento. Apostamos muito na formação do nosso pessoal”.

Ao longo dos nove anos de existência a Ameadella Pastelarias já conquistou alguns prémios nomeadamente o de PME de Excelência em 2011 e 2012, um prémio que se reveste de grande importância, como refere Sérgio Rodrigues.

“Para nós é uma grande mais valia porque fomos das poucas empresas no setor da hotelaria a ser distinguida aqui na zona de Viana do Castelo. Conquistamos outros prémios a nível internacional, nomeadamente em feiras de chocolate”.

ameadella-6ameadella-7

A chocolataria é outro dos ex-líbris da Ameadella Pastelarias que se dedica ao fabrico de bombons. “A Ameadella também é muito conhecida pelos seus chocolates. Apostámos muito na bombonaria. Só para ter uma ideia, fabricamos por mês uma média de 200 a 300 quilos de bombons que são adquiridos por clientes não só de Viana mas também de outros locais, desde Monção até ao Porto”.

Pioneiros a nível nacional na técnica de impressão em chocolate, os bolos de aniversário são outra das especialidades da Ameadella Pastelarias. O bolo crocante de chocolate, com patente registada, é o “Top Ten” da Ameadella Pastelarias.

“É um ex-líbris há mais de oito anos nesta empresa e continua a ser um caso de sucesso”, revela.

 

ameadella-4

 

A empresa está dividida em quatro setores: Padaria; Pastelaria, Chocolates e Cafetaria. “São áreas distintas que se completam”.

Combater o mito que se criou nos últimos anos de que o pão engorda, é o grande desafio deste empresário que defende, por exemplo, o regresso do pão ao pequeno almoço.

“As pessoas perderam esse hábito e o que se verificou foi um decréscimo muito grande no consumo de pão ao pequeno almoço que foi sendo substituído pelos cereais. A culpa também foi nossa porque não soubemos inovar de forma a contrariarmos esta tendência”.

ameadella-8

 

A crise também se faz sentir no setor, principalmente no que toca à pastelaria, mas Sérgio Rodrigues diz que cabe aos empresários contrariar esta tendência.

“Ao nível da pastelaria essa quebra sentiu-se um pouco mas mesmo assim as pessoas continuam a comprar um bolo sempre que há um aniversário. Se não for um bolo de dois quilos é de um, se não for de um é de meio quilo”.

Crescer de forma sustentada é o grande objetivo futuro da Ameadella Pastelarias que não descarta a hipótese de abrir outra loja.

“Nós queremos crescer mas com sustentabilidade. O nosso crescimento foi acontecendo a medida que os clientes nos foram exigindo e quando abrimos este espaço, há nove anos, a ideia era ficarmos por aqui. Passados dois ou três anos percebemos que já não estávamos a conseguir pôr em prática o serviço de excelência que pretendíamos para o nosso cliente, e decidimos abrir na encosta de Santa Luzia um novo estabelecimento, que se veio a revelar mais um caso de sucesso. Há um ano atrás decidimos abrir em Ponte de Lima porque percebemos que tínhamos muitos clientes daquela zona”.

ameadella-10

 

Com uma vasta clientela a norte, Sérgio Rodrigues não descarta a hipótese de um dia se voltar para este lado e abrir nesta zona um estabelecimento. Caminha é uma das hipóteses até porque a Ameadella Pastelarias “tem muitos clientes de Caminha e Vila Praia de Âncora”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares