12.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaAlerta Vermelho para Viana devido à chuva e vento forte

Alerta Vermelho para Viana devido à chuva e vento forte

O Alto Minho vai entrar em alerta vermelho colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esta quinta-feira às 12h00. O aviso é o mais grave numa escala de quatro e surge devido à previsão de chuva forte e persistente. A precipitação pode ser acompanhada de trovoada.

O alerta do IPMA vai vigorar até às 21h00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso relativo aos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à previsão de chuva forte e persistente a partir de quinta-feira.

O novo aviso do IPMA vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo.

No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15:00 e as 21:00.

Segundo o IPMA, prevê-se chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada” nestes cinco distritos.

O aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima, a vigorar até  sábado, abrange os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.

Já o aviso relativo ao vento, incluiu os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga, podendo ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta  a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Informa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares