10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistrito8º Congresso Florestal Nacional: “Planos Regionais de Ordenamento Florestal concluídos no início...

8º Congresso Florestal Nacional: “Planos Regionais de Ordenamento Florestal concluídos no início de 2018”, garante Secretario de Estado

Subordinado ao tema “Floresta em Português: Raízes do Futuro”, está a decorrer até ao próximo sábado, em Viana do Castelo, o 8º Congresso Florestal Nacional. O evento conta a presença de especialistas nacionais e estrangeiros na área florestal. 

Ontem, na sessão de abertura do congresso o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, João de Freitas, chamou a atenção para a importância de se poder falar da floresta sem ser só de fogo.

O governante sublinhou que a semana em curso é importante também pela entrega na Assembleia da República, esta Quinta-feira, “de um relatório de uma Comissão Independente que poderá, de facto, ser um elemento essencial para a discussão política que é necessário iniciar a partir de aqui em torno da floresta”.

João de Freitas anunciou também que os Planos Regionais de Ordenamento Florestal serão concluídos no início de 2018 e deverão ainda ser submetidos a consulta pública este ano.

O cadastro florestal que está em elaboração é, segundo o responsável pelas florestas, um elemento essencial para conhecermos melhor o território

João Freitas destacou a necessidade de se perceber se o Plano nacional de Defesa da floresta contra incêndios é o mais adquado.

Finalmente, o secretário de estado sublinhou a necessidade de ser reconhecido “o valor do ativo que constitui a floresta portuguesa”.

Até ao próximo sábado, o Congresso Florestal Nacional acolherá dez conferencistas de vários países e abordará temas como Florestas e Conservação da Natureza, Madeiras na Lusofonia, Biodiversidade, Políticas e Mercados Internacionais, Estatísticas Florestais, Gestão Florestal Comunitária. Para além de Conferências haverá sessões temáticas sobre vários aspetos técnico-científicos, e visitas ao Museu de Artes Decorativas e CMIA na cidade de Viana, Festival de Jardins em Ponte de Lima, Sistelo em Arcos de Valdevez e Paisagem Protegida de Corno de Bico em Paredes de Coura.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares